RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 19/04/2019 - 12:36h
Ola pessoal beleza?
Eu tenho alguns dúvidas antigas sobre o Debian que tocam nos conceitos de estabilidade e eu queria tentar encontrar um ponto final nessa brincadeira. Postei essa dúvida em alguns grupos do Telegram e também estou postando uma adatapção aqui.
Estive pensando uma complicação de usar Debian Testing para desktop, o fato de que o usuário tem que ficar de olho "manualmente" em alguns pacotes de segurança. Desse modo, existem programas para facilitar esse processo, mas no fundo todo usuário usando Testing, Sid e Experimental está fazendo parte do desenvolvimento do Debian... para o bem e para o mal.
Seguindo a linha do que foi dito, um exemplo seria o seguinte: alguns pacotes que ficam presos no SID, ficam esperando por correções de bug, e tem neles ao mesmo tempo correções de problemas de segurança existentes no Testing... logo, o usuário, se quiser resolver isso logo, acaba tendo que fazer essas verificações manualmente e decidir o que vai puxar para o Testing ou não, ou seja, se entendi bem, ele verifica se esses bugs não atingem sua máquina, e se esse for o caso, ele faz o update, caso contrário, ele espera.
O que eu não sei, é se isso é uma desvantagem inerente à usar Debian Testing como desktop, ou se em distribuições mais aceleradas eles tomam essas decisões em nome do usuário, trazendo eventualmente, problemas para uma minoria de usuários, que serão vantagens para uma maioria. O debate sobre estabilidade é um que até hoje eu não tenho uma opinião final, bem como tenho dificuldade de entender em que situações vale realmente a pena usar Debian independentemente de suas versões
Eu concordo com muitos usuários que sentar em cima de pacote velho não é solução, e que novos updates trazem correções de bugs e performance... mas também concordo que o ambiente de pacotes velhos, LTS e exaustivamente testados podem proteger usuário que vão herdar problemas inevitáveis com os novos pacotes que estão por vir.
Pegue o pessoal que tem placas velha da Nvidia por exemplo. Um belo dia a Nvidia dropou o suporte e tornou uma série de placas "legadas". O camarada que está no Debian Stable e no Slackware não terá problemas, uma vez que até hoje eles usam versões compatíveis do kernel e do Xorg. No próximo release certamente o problema virá. Desse modo, usuários de distribuições que atualizam com muita frequência já receberam a tela preta a muito tempo e estão chorando nos quatro cantos tentando fazer sua placa funcionar. O usuário que fez essa configuração no Debian Stable ou no Slackware, provavelmente estará de boa até o final da versão em questão.
Sinceramente, eu tenho muitas dúvidas em relação a essa complexidade do Debian, bem como qual o modelo de desenvolvimento ideal para o desktop. Conto com a ajuda de vocês para me ajudar a botar um ponto final nessas dúvidas!
Obrigado pela atenção.