Iniciando e configurando

1. Iniciando e configurando

Yuri
YuriAoto

(usa Debian)

Enviado em 28/01/2010 - 14:55h

Olá pessoal. Uso Ubuntu há quase 1 ano e sempre ouvi falar muito bem do Debian. Gostaria de experimentar, mas como estou acostumado com Ubuntu, nunca tive que fazer nada pra configurar teclado, mouse, net, net sem fio, vídeo, dois monitores, impressora, compiz... tudo funcionou na boa. Com Debian é também simples assim? Será que se eu mudar pra Debian vou ter que configurar tudo isso no braço?

Além disso, na opnião de vocês, quais seriam (se existem) as vantagens do Debian frente ao ubuntu?

Grato!


  


2. Re: Iniciando e configurando

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 28/01/2010 - 15:35h

Cara, "Depende". Como você deve saber, o Debian é a base do Ubuntu.
Nele, de fato, você não precisará configurar teclado e mouse, mas, quanto a net, você já cairia na boa e velha configuração por scripts, e quanto ao vídeo, você já não teria aquele appletezinho para auto-instalar drivers restritos. O mesmo para Wifi.
Se você usa o Ubuntu há quase 1 ano, deve usar o Gutsy ou o Hardy, certo?
Se você usa o Gutsy, a versão do seu Kernel é 2.6.22.8.x. Se usa o Hardy, seu kernel será o 2.6.24.x.
Digo isso porque as versões dos pacotes do Debian (o Kernel por exemplo), por estarem no cliclo stable são um pouco antigas, o que limita um pouco o suporte de hardware, mas o Debian Lenny (5.0.x) já conta com o kernel 2.6.26 (mais novo que o seu).
Dependendo da sua placa de vídeo, o máximo que você terá que fazer é ir no site da Nvidia ou AMD, baixar o driver e compilar o módulo. Nada tão "braçal", de fato.

Quanto as vantagens, ao usar o Debian, uma vantagem indereta que você tem é o numero de arquiteturas em que o sistema está disponível.
Digo, você pode se acostumar a usar o Debian e suas configurações em casa, e caso monte um servidor no trabalho, por exemplo, poderá rodar Debian lá também, independente da arquitetura ser i386, amd64, alpha, sparc, ia64 (um Itanium), powerpc, s390, usufruindo de seus 25 mil pacotes de software.

Outra vantagem é a estabilidade. Não digo que o Ubuntu é instável, mas se o Ubuntu é estável, o Debian é ultra-power-master-gold-advanced-estável...


3. Re: Iniciando e configurando

Yuri
YuriAoto

(usa Debian)

Enviado em 29/01/2010 - 09:45h

Hmmm eu coloquei o Jaunty logo que adquiri o notebook e atualizei pro karmic koala cerca de 2 semanas depois da versão ter sido lançada.

Tenho vontade de experimentar o Debian justamente pra aprender um pouco mais de linux, fazer algumas coisas mais no braço, além da estabilidade que sempre ouvi dizer que é excelente. Porém, infelizmente não posso passar semanas configurando, pois preciso do computador pra trabalhar...


4. Re: Iniciando e configurando

Guepardo F. Weles
guelweles

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/01/2010 - 09:53h

Sempre usei Ubuntu também.. e agora estou usando Debian.. e não tive problemas algum

recomendo ser for instalar o Debian instale pelo menos os dois primeiros cd's.. pq como vc deve saber existem vários cd's do debian.. quanto mais vc instalar mais recursos terá

na primeira vez instalei só o primeiro cd.. é o básico mas faltava alguns menus gráficos q eu estava acostumado a usar no ubuntu

depois instalei em outra maquina o cd 1 e 2 e ai sim eu obtive mais recursos

mas em fim.. na prática usar ubuntu e debian não tem diferença

pelo menos pra mim não ^^

o q tentei fazer com o ubuntu e com o debian foi montar um pc-ap.. mas em nenhuma das distros eu obtive sucesso :(

bom.. por enquanto não hehehe






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts