stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 19/03/2008 - 10:56h
para cada cabeça uma sentença...
então eu penso assim.
Hoje quando você vai montar uma "solução" 3 fatores são importantes:
Qualidade, Custo e Tempo.
Ou seja, quanto mais solução existe disponivel com mais qualidade e menos tempo melhor, pois tempo é dinheiro.
E nem sempre o custo é o mais importante, pois ele deve ser visto em um todo.
Por isso o Windows ainda é muito mais usado que linux e eu diria até que muito superior em desktop pois visa diretamente a grande maioria dos usuários que são leigos e querem tudo "mastigado". Outro ponto a favor do windows é que quando linux "engatinhava", windows já era o sistema mais usado no mundo, na época o windows 95, pois o linux começou a engatinhar em meados de 95, 96, no kernel 2.
Resumindo: Existem muitas soluções "prontas" para linux, muito mais do que para BSDs e afins, solaris, etc, para servidores, com qualidade ótima para maior parte do uso, com ótimo custo pelo fato de grande parte dos softwares serem gratuitos alem de open source.
Agora se você já vai montar uma coisa mais "parruda", vide exemplo de bancos, pode ter certeza que o linux passa longe. Neste caso o solaris é um dos sistemas mais utilizados.
O mundo do MAC é outro, já voltado para desktop, para competir diretamente com o Windows, e até muito superior, porém quem conhece a história sabe pq ele não deu certo.
Ou seja, cada cabeça uma sentença.
Não é facil portar tudo quanto é software para tudo quanto é ambiente.
O solaris pode ser ótimo, mas ele é open faz pouco tempo, antes era fechado.
O solaris também é pesado para x86 (que são máquinas com custo baixo).
Da mesma forma que tem muito mais coisa pra linux, pois ele é usado a mais tempo e são feitas mais coisas para ele, pois foi crescendo com a comunidade, tem muito mais soluções para ele, da mesma forma que windows foi pioneiro em computadores de baixo custo e hoje tem muito mais soluções desktop para ele e por isso é o sistema mais utilizado.
Quanto ao futuro do linux eu acredito que sempre será um intermediário, evoluirá muito no desktop, chegando a ser até superior em muitas coisas (como já é hoje em algumas), porém nunca será o mais facil (falando de tudo que se tem de fazer no pc) e no caso de servidor a mesma coisa, pois para tarefas mais especificas teremos os BSDs, solaris e afins, bem como o mainframe não morre principalmente em bancos, mas nos casos médios, como existem mais soluções para linux, ele continuará sendo amplamente e cada vez mais usado.