kwami
(usa Debian)
Enviado em 05/12/2018 - 02:00h
Endrick
Essa dúvida é mais ou menos como em quem deves acreditar, Deus ou Jesus Cristo. Acreditando num, estarás acreditando no outro!
Repare, Debian é um sitema que está no topo, lá com mais algumas distros quando se fala de estabilidade. O Ubuntu é filho dele, logo também é, supostamente estável e seguro. Ambos pertencem a mesma categoria, desktop e server. Pelo pouco que conheço do Ubuntu, deu pra notar que ele é uma aposta séria no desktop, possui um suporte a driver multimídia superior ao Debian, mas ainda assim o que você for instalar no Ubuntu também o farás no Debian, com maior ou menor dificuldade.
Agora, Debian não é atrasado, não é atrasado,não senhor! O que se passa é que os desenvolvedores do Debian dizem: " o Debian só é lançado quando estiver pronto!" - significa que novas versões são testadas até a exaustão. Mas não quer dizer que ele fique inseguro enquanto a nova versão não chegue, saem patches e atualizações a toda hora, sempre que necessário. O Ubuntu também sabe do prerigo que é estar lançando versões de 6/6 meses, daí que tem a versão LTS que tem suporte de cinco anos.
Uff, agora vamos pegar no uso para estudar segurança da informação. Primeiro, qualquer distro serve, a máxima do cyber security é: "a segurança está no usuário e não na ferramenta". Todos ligados a segurança da informação usamos basicamente os mesmos programas e tácticas, e isso você faz com qualquer distro (até a da Korea do Norte, o Red Star rsrsrsrs).
O importante saber é o que você quer em termos de segurança, em que equipa vai ficar, na Blue ou na Red, sabendo que a Blue defende a infraestrutura a partir de dentro e a Red tenta penetrar a partir de fora (pentest), nessa hora nem o Debian, nem o Ubuntu são as opções na maioria dos casos. Opta-se mais por distros que já são, por natureza, vocacionadas para tal. Ex: Kali, Parrot, BlackArch e muitas outras. Sabendo que usando Kali, estarias usando Debian optimizado para pentest (o Kali é derivado do Debian, a versão rolling dele é baseada no debian 9 unstable, O Parrot é outro baseado em Debia, mas a versão Testing), o que não impede de você transformar, também, o Debian ou o Ubuntu num míssil norte koreano de penetração!!
Eu uso debian já faz algum tempo, não tenho reclamações, se algum dia alguém invadir a minha infraestrutura, a culpa não será dele, obviamente!
Portanto, o mundo linux é isso, liberdade de escolha, muitas opções, saiba escolher a tua "SO metade"!