carlosandredasil
(usa Debian)
Enviado em 23/03/2018 - 22:21h
Boa noite a todos/as.
De início a pergunta pode parecer um pouco enrolada, mas é necessário explicar bem, pois este problema deve acontecer com bastante gente. E também sinto a necessidade de explicar bem porque sou amante de distribuições Linux, porém não conheço a fundo as estruturas de construção do sistema. Então meu intuito não é só resolver o problema, mas também entender a causa dele.
Estou com um problema já bem antigo, que me acompanha desde os meus primeiros contatos com as distribuições Linux: trata-se de um problema em que o sistema, geralmente depois de instalado no hardware, força o computador a suspender (“adormecer”) a cada 10, 20 ou 30 segundos. interessante é que isso não costuma acontecer nos Live USBs que eu uso para fazer as instalações.
Por causa desse problema, o último Ubuntu que eu usei foi o 14.04. Então parti para distribuições como Manjaro (15 e 17), Linux Mint (17 e 18) e até CentOs 7, sendo que este último eu deixei de usar em poucos dias por causa da falta de repositórios RPM 32 bits compatíveis com o sistema. Sempre precisei usar sistemas 32 bits, pois meu computador é um netbook de 2010, um Philco PHN10201, processador Atom de 2 núcleos, memória de 2 GB DDR2, HD 250 GB e que veio com o Mandriva instalado.
Quando não pude atualizar para o Ubuntu 16.04 por causa desse problema, migrei para o Manjaro e o Linux Mint em dual boot. Eu gostava mais do Manjaro. Só que, na versão 16.08 dele, o sistema começou a fazer o computador suspender a cada 30 segundos. Então eu passei a usar apenas o Linux Mint. Nesse meio tempo eu sempre tentava instalar o Debian 8 “Jessie”, testando cada atualização e me deparando sempre com este problema. Até deixei ele instalado em dual boot com o Mint, pois, no Debian, essa suspensão só corria até a tela de login durante a inicialização, e durante o desligamento; depois de logado no usuário parava.
Nunca pude usar Open Suse, Fedora, Mageia, Sabayon igual eu usava o Debian, pois, nesses sistemas, o computador continuava suspendendo mesmo depois de logado ou, como no caso do Fedora e do Mageia, suspendia tantas vezes antes do login que era impossível usar um sistema desse.
Depois de quase um ano (2015 – 2016) testando o Debian 8 resolvi parcialmente esse problema com esse comando:
sudo systemctl mask sleep.target suspend.target hibernate.target hybrid-sleep.target
Com ele a máquina ficava apenas com a função de encerrar a sessão, reiniciar e desligar. Pra mim tava ótimo.
No entanto, o Debian 9 “Stretch” saiu e o 8 foi ficando obsoleto, recebendo apenas atualizações de segurança. Então fiz uma instalação limpa da versão 9 e o problema voltou. Quando fui usar o comando descrito acima sumiram todas as opções de LogOut (nem a opção desligar tinha mais) e quando eu revertia o comando, ele voltava a suspender no momento da inicialização. E, bom, não da pra usar um sistema assim…
Depois disso, a única distribuição que funciona corretamente na minha máquina véia 32 bits é o Linux Mint 18, e estou temeroso, pois não sei se vai continuar sendo assim quando sair a versão 18.04 do Ubuntu, sendo que o Ubuntu é a base do Mint.
Bom, eu gostaria de resolver esse problema para voltar ao Debian, que é de longe a minha distribuição favorita: acho ele mais seguro que o Mint que é muito frágil em atualização de Kernel ou a falhas que aparecem sem explicação depois do sistema ficar instalado em máquinas que passam longos períodos desligadas (já aconteceu comigo).
Mas se alguém já resolveu esse problema da suspensão em alguma outra distribuição que eu citei aqui também ajudaria. Tenho vontade de usar um sistema que utilize pacotes RPM e nunca pude por causa desse e de outros problemas.
Desde já, grato pela paciência e contribuições.