andre_asn
(usa Slackware)
Enviado em 21/08/2009 - 19:52h
O primeiro passo é instalar o pacote rp-pppoe. Esse pacote possibilita estabelecer uma conexão PPP em uma interface ethernet (over ethernet).
Caso não saiba onde encontrar o pacote, pesquise no site
http://www.rpmfind.net.
Mas caso você encontre dificuldades, aqui no VOL há um artigo bem explicativo acerca de como configurar o Velox, disponível na seguinte URL:
* Configurando o Velox no seu Linux
Vamos passar um overview de como configurar o Velox...
Após instalar o rp-pppoe, tendo em mãos as informações do Velox, como conta ou USERNAME (igual DDD mais número do telefone), senha (idem), DNS primário, DNS secundário e a placa de rede a ser usada (pode ser eth0 ou eth1). Logado como root, execute o comando:
# adsl-setup
Três pontos importantes na configuração do ADSL:
1. Será perguntado qual o tipo de firewall que se pretende configurar. Para roteadores deve ser informado MASQUERADE;
2. No RedHat 9, há um parâmetro para conexão on demand, ou seja, o link só vai ficar ativo enquanto houver tráfego. Essa não é uma boa opção, use o parâmetro 0 (zero) para desativar a conexão on demand. Entretanto, se quiser usar o on demand, informe o tempo em segundos para desconexão quando não houver tráfego na interface;
3. Edite o arquivo /etc/ppp/pppoe.conf e comente a linha:
PPPOE_EXTRA="-f 3c12:3c13 -S ISP"
Os demais parâmetros são simples e você, certamente, já tem as informações...
Configuração pronta, teste o link com o comando:
# adsl-start
Se tudo tiver configurado corretamente, deve aparecer a mensagem:
..................CONECTED
Verifique se a interface ppp0 está ativa com o comando:
# ifconfig ppp0
As assinaturas de ADSL necessitam de um autenticação no provedor. Assim, você vai precisar de um script que faça a autenticação. Isso será necessário ao iniciar o servidor e precisamos, também, verificar periodicamente se a autenticação está valendo. Caso não esteja autenticado, verificamos se está conectado e para cada uma das respostas acima o script deve adotar as medidas necessárias para restabelecer o link.
Não vamos reinventar a roda... assim, recomendo um script perl muito bom, disponível em
http://www.isec.com.br/velox/. Só para manter o bom senso e atribuir os créditos devidos, o autor desse script é o Fábio Vilan. Para baixar o script diretamente, aponte para
http://www.isec.com.br/velox/id-velox.pl.
Supomos que o script será colocado no diretório /etc/velox.
Será necessário editar o arquivo e apontar se sua assinatura é comercial ou residencial, sua conta e senha "NO PROVEDOR" e o seu provedor. Mas não entre em pânico, o script é muito bem comentado...
Depois de tudo alterado, execute o script... não esqueça de alterar as permissões do arquivo:
# chmod +x /etc/velox/id-velox.pl
e então execute:
# /etc/velox/id-velox.pl
Teste a conexão executando um FTP, um ping, um telnet na porta 110 do seu servidor de e-mail, enfim, em qualquer site e com o protocolo que melhor lhe convier, contanto que seja num site da Internet.
Espero ter ajudado