FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 08/07/2018 - 00:43h
Boa noite
Eu acompanhei o tópico
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Alertas-Atualizacoes-e-Novidades/Qual-a-melhor-opcao-Emmi-Linux... e resolvi testar as distribuições brasileiras. Os resultados que obtive estão abaixo. Aqui estão os critérios de teste:
-Buscou-se testar em máquinas virtuais passando CPU e GPU para o convidado quando possível (aqui 2/3 já falharam);
-Nenhuma delas foi instalada, já que as três possuem ambientes Live que dão uma ideia de como são;
-Testou-se em uma máquina virtual comum, com o seguinte comando para as três:
PULSE_LATENCY_MSEC=0 QEMU_AUDIO_DRV=pa qemu-system-x86_64 -nodefaults -enable-kvm -cpu host -smp cores=1,threads=2 -m 2048 -cdrom "$ISO" -device qemu-xhci -device usb-audio -device usb-tablet -vga cirrus -display gtk -monitor vc -serial vc -netdev user,id=n0 -device e1000,netdev=n0
--------------
Problema comum das três:
-Programas proprietários: Google Chrome (e outros em algumas). Não dá para redistribuir. Firefox ou Chromium são boas opções.
Problema comum da Emmi e da Metamorphose:
-Não iniciam em modo UEFI. Em 2018 até o computador mais simples é UEFI, então elas acabam morrendo na praia. A especificação UEFI 2.1 é de 2007! Simplesmente não há explicação para a Metamorphose não ligar em UEFI com uma ISO tão grande.
--------------
Experiências individuais:
Duzeru: ligou em modo UEFI, então deu para passar a CPU e a GPU para o convidado. Me pareceu um misto de KDE com Xfce4 no começo pois o cursor ficava mudando de aparência dependendo da janela em que ele estava sobre. Deu para trocar a resolução da tela sem problemas em ambos os testes, funcionou tudo certo.
O controle do sistema é bem centralizado, o que é bastante interessante, mas me deixou confuso no começo. Parece que há alguns programas redundantes (como o terminal). Gostei da opção do shell zsh, ele é bastante poderoso.
Avaliação: Gostei, Não é a mais leve, mas é rápida. Controle do sistema bastante centralizado, lembra o do openSUSE.
Emmi: em modo UEFI passando a CPU e a GPU ela nem inicia. Ligando em modo BIOS sem passar nada, ela funciona relativamente bem. Um problema estranho é o fato de não estar disponível a resolução 1280x720, disponível nas outras duas distribuições. Outro problema é que quando a resolução era trocada, a tela ficava toda corrompida e era preciso ir para um tty para acabar com a corrupção, e a resolução voltava para 1024x768, frustrante.
A Emmi é a mais leve das três e é tão rápida quanto a Duzeru. Fish é um shell bastante amigável (o nome dele já diz isso :p), agradável utilizar a Emmi. Aparentemente, a ISO é antiga.
Avaliação: Misto. Falta de suporte a UEFI é grave e esse problema da tela foi chato. A distribuição é rápida e leve, tem potencial sim. A ISO poderia ser atualizada.
Metamorphose: em modo UEFI passando a CPU e a GPU nem inicia. Em modo BIOS ela liga, mas então quando tento trocar a resolução a tela não preenche os espaços adicionados, ficando uns blocos pretos. Então trocar de 1024x768 para 1280x720 não dá certo, perdendo uns 20% da tela.
É a mais pesada das três testadas. Muito pesada, 1,45 GB. Nem o Ubuntu com GNOME usa tanto recurso. Não deu para usar direito com o problema na tela e com a lentidão geral. ISO muito antiga, repositórios não funcionavam direito.
Avaliação: Não gostei. Não liga em UEFI, muito grande, muito pesada, ISO muito desatualizada e a tela ficou com problemas ao trocar a resolução. Nada positivo se destacou.
--------------
Essa é a minha opinião após testá-las por um tempo. Aparentemente o Brasil ama o Debian e o Google Chrome. Eu já tinha testado a Emmi antes, e fico triste em ver que ela ainda não suporta iniciar em modo UEFI.
Aos demais que testaram, concordam com o que escrevi? Quais foram suas experiências com essas três distribuições citadas?