Grinder
(usa Slackware)
Enviado em 28/03/2015 - 15:44h
Finalmente resolvi me cadastrar aqui, depois de várias pesquisas pelo google e sempre caindo aqui vivaolinux acabei me cadastrando. Espero que seja meu lugar para conversas a respeito e dúvidas sobre Linux.
Primeiramente não sou expert, sou apenas um curioso e até podemos dizer que é um hobby que eu tenho de "desafios". Meu primeiro contato com Linux foi com o Conectiva 4.0 senão me engano minha máquina era um Pentium 133mhz. Era trabalhoso, tudo novo, sem muita documentação, enfim era dificil isso faz uns 15 anos atrás ou mais... e nesses decorreres da vida quando me dava loca eu instalava algumas distros para matar a vontade de usar Linux. E a minha predileta sempre foi o Slackware, talvez porque tenha sido meu maior desafio Linux até hj hehe
Alguns anos atrás para um usuário Gamer novato em Linux era impossível ficar na plataforma, pela falta de drivers e e até mesmo dificuldade em conseguir funcionar todo seu hardware (som, video, internet).
Voltei a usar Linux faz 1 mês, talvez esse seja meu maior tempo com a plataforma, e digo mais, está muito bom já estou cogitando deletar o Windows e ver se consigo sobreviver naturalmente.
Chega de enrolação e vamos ao tópico.
Nesse mês de uso intenso de Linux, eu testei várias distros como se fosse a mesma neura de trocar ROM em Android. Entre elas estão, Slackware, Ubuntu e derivados, Mint e derivados, Debian, OpenSuse.
Dentre todas elas eu ainda fico com o Slackware, porém dessa vez não fui feliz. Não consegui fazer funcionar a internet (ethernet) nele de jeito nenhum mesmo usando todas aquelas dicas de /etc/rc.d/rc.networkmanager e netconfig cheguei a cogitar a versão do kernel não suportava minha placa de rede, então eu testei aquele Slackware.no que é não oficial com pacotes atuais. Depois de alguns comandos no rc.d/rd.inet1 funcionou apenas 1 vez, depois do boot nem com reza braba. Então acabei desistindo, mas ainda sonho em usar Slackware + Mate.
OpenSuse, essa eu diria que é meu substituto do meu Slackware... me lembrou muito a customização na hora de instalar e a opção de entrar no modo texto e poder instalar oq vc quiser pacote por pacote. Porém estou tendo problemas graves com OpenSuse + UEFI/GPT, até porque entrei nesse mundo de GPT e UEFI recentemente.
Não consigo carregar a instalação do OpenSuse pelo pendrive em modo UEFI, chega a carregar a tela de boot mas quando em qualquer opção e começa a carregar o initramfs trava, ae consigo somente instalar ele em modo normal mas dae na hora de gerar o GRUB diz que eu tenho que estar em modo UEFI pra poder instalar o GRUB-EFI enfim, se alguem tiver uma luz iria ser de grande valia.
Então como não estou conseguindo usar minhas distros prediletas que são as duas citadas a cima eu fico trocando todo dia entre Debian, Ubuntu mas dentro ainda fico variando entre Wheezy e Jessie e os Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, etc... e não consigo me decidir no que usar.
Mas o que estou procurando numa distribuição + ambiente gráfico?
O que eu sempre viso é a performace, já que meu foco é jogar o Dota2 :-) dentro desse item, muito importante frisar o "smooth" em quando se está jogando. Como varia isso trocando Ambiente Gráfico de um Mate para um KDE por exemplo.
Viso aplicativos que venham a me atender no dia a dia.
E que seja no mínimo bonito.
Nesse momento estou no Debian 7.8 Wheezy usando o Gnome Classic e digo que está maravilhosamente bem em Jogos, mas sinto que o ambiente Gnome Classic não seja o melhor ambiente, pouco prático e pouco customizável. Mas quando uso o Gnome normal fica horrível de se jogar, até porque não tem aquela opção de desligar a renderização e nem de desligar quando está em tela cheia.
Lembrando que todas distros eu instalo um kernel atualizado 3.19.3 que eu montei com base na config do Debian (foi a config mais enxuta de todas as outras distros que eu testei)
É isso pessoal, gostaria de alguma palavra mais profissional ou com experiência do que você escolheria e porquê e se alguém puder me ajudar com algumas dúvidas minhas, dicas para compilar o kernel para melhorar a performace seria bom também.
Abraços
Eric