albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 05/10/2011 - 09:07h
Um problema que pode ocorrer, é que ex. Ubuntu é Debian, Fedora é Red-Hat.
além dos seus arquivos, no /home/usuário ficam gravadas suas configs, ex do KDE ou do GNOME, em pastas escondidas, hidden, como .kde4 ou .gnome2...
suponha que troque Ubuntu pelo Fedora, seu /home vai ter configs de Ubuntu, que o Fedora não usará, e essas configs, cores telas etc... que foram feitas para ubuntu, não funcionarão em fedora, terá de refaze-las e aianda corre o risco do SO confundir.
Porisso o que se faz é um user diferente (como o RAI citou, na dica dele) ex, no Ubuntu era usuario1, então existe uma /home/usuario1, quando for usar o fedora, faz um usuario2, assim dentro da /home, será criada uma /home/usuario2, só com as configs do Fedora.
Uma /home unica com o mesmo nome de usuário, só funciona em geral bem, se vc re-instalar sempre a mesma distro.
outra coisa que pode acontecer é encher seu HDD de configs que não mais serão usadas,pela nova distro.
ex, se vc usa Kubuntu, e tem cores, desktop, temas e widgets e quiser que o KDE de Fedora o use, vai ficar tudo bagunçado,pq a distro é diferente.
Porisso, a maneira mais limpa, é copiar seus videos, docs,músicas etc..., fazer backup, instalar a nova distro limpa, com novo /home e depois restaurar o backup, para dentro da nova /home.
Para vc perceber a analogia, manter a /home igual em distros de tipos diferentes, é como se vc pretendesse instalar Seven mas manter as telas de um XP, não funciona legal.
como vc mesmo falou,porisso bastante gente usa boot multiplo, ex. Usa Ubuntu, que usar Fedora, instala Fedora em outra partição, outra /home (como eu faço) ou a mesma /home, mas outro usuário, ex. /home/usuario1 e no fedora /home/usuario2.
Resumindo,se o instalador misturar as configs,certamente vai ter caca....Um Desktop, icones, temas de Ubuntu, não funcionará bem em Fedora, menos ainda em Arch,que é totalmente outra arquitetura e Rolling Release, totalmente diferente de Ubuntu.