removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 30/06/2019 - 01:55h
StanislausK escreveu:
Ola,
você já consultou o DistroWatch? Veja a quantidade de distros que existem (as que são reconhecidas):
https://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity
Essas são as brasileiras:
https://distrowatch.com/search.php?origin=Brazil#simple
Voce já tem alguma experiência em gerenciar uma distro, ou seja, participou ativamente de algum projeto mantenedor de alguma distro? Qual vai ser o diferencial dessa nova distro?
Um exemplo seria do governo Russo, que irá trocar o Windows por uma distro Linux que eles criaram, o Astra Linux:
Governo russo adotará o GNU/Linux e deixará o Microsoft Windows
https://sempreupdate.com.br/governo-russo-adotara-o-gnu-linux-e-deixara-o-microsoft-windows/
E de onde virá o dinheiro para manter essa nova distro? Mesmo que o serviço não seja remunerado, haverá outras necessidades financeiras... Você já tem alguma organização (empresa privada, governo ou universidade) de apoio?
Você leu sobre o fim do projeto Kurumin... alguns trechos:
"o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento"
"Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico."
"Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas."
Fontes:
https://meiobit.com/12550/fim_do_kurumin/
https://www.hardware.com.br/comunidade/v-t/940197/
>você já consultou o DistroWatch? Veja a quantidade de distros que existem (as que são reconhecidas)
Já cheguei a ver, não é algo que nos deixe muito confiantes...
>Voce já tem alguma experiência em gerenciar uma distro, ou seja, participou ativamente de algum projeto mantenedor de alguma distro? Qual vai ser o diferencial dessa nova distro?
Nunca tive nenhuma experiência como mantenedor, mas o meu amigo que resolveu começar o projeto já.
>E de onde virá o dinheiro para manter essa nova distro? Mesmo que o serviço não seja remunerado, haverá outras necessidades financeiras... Você já tem alguma organização (empresa privada, governo ou universidade) de apoio?
Essa parte é a água no nosso chopp por assim dizer... Não temos nenhum apoio financeiro ainda... Estamos considerando pedir apoio a alguma faculdade, mas sem nada nas mãos por enquanto é difícil de aceitarem...
>"Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico."
Por isso estamos pensando em aumentar nossa comunidade depois do primeiro release alfa, para termos mais pessoas trabalhando no projeto. Afinal, mal temos tempo, estamos revisando semanas aqui para fazer algo...
Um dos programadores principais ficou responsável pelo gerenciador de pacotes, enquanto um ficou responsável por hostar a VM em que o CentOS vai ser modificado para se tornar o Pindorama, eu fiquei responsável pelo site e um amigo meu ficou responsável pelo mascote... Enfim, já começamos mal com pouquíssima gente... Por isso vim pedir reforços aqui, para ver se consigo juntar mais gente para nos ajudar.
Enfim, se você mesmo conhecer alguém do Kurumin ou do Conectiva que esteja disposto (ou você mesmo) a nos ajudar, entre em contato com o e-mail qual deixei no primeiro post.