meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 27/10/2009 - 14:34h
Você deve ter primeiro o XP instalado. Se já estiver instalado, primeiro faça um desfragmentação do HD dele para diminuir os riscos de perdas de dados já que você vai precisar criar espaço no seu HD para a instalação do Linux ou seja o espaço hoje todo disponível apenas para XP vai precisar ser dividido com a sua distribuição (distro) Linux. Durante o processo de instalação da distro Linux, haverá uma etapa onde ocorre o particionamento do seu HD. Não conheço o Resolinux, porém acredito que na etapa de particionamento vai oferecer algumas alternativas, uma automática onde vai usar todo o espaço disponível no HD e portanto poderá matar o seu XP e todos os dados anteriores assim como a outra alternativa de particionamento manual.
Sugiro que crie 3 partições para o Linux, uma entre 6 a 10GB para o raiz (root) do sistema (/), outra de tamanho a seu gosto para guardar seus dados e configurações (/home) e uma terceira para swap. O ideal é ter algo em torno de 2GB disponíveis para usar como memória, seja isto a combinação como 512MB de RAM mais 2GB de swap, ou 1GB de RAM + 1GB de partição swap, ou 2GB de RAM + 512 ou 256Mb de partição swap. Mais do que 2GB de swap será perda de tempo e espaço. Dificilmente o sistema chegará a usar tanto, a menos que você disponha de muito pouca RAM.
Uma das etapas finais do processo de instalação é aquela que define os parâmetros de boot múltiplo, normalmente com instalação do gerenciador de boot ou de inicialização onde o mais comum e popular hoje em dia é o GRUB. O GRUB deve ser instalado no MBR, para poder permitir o boot-múltiplo com o XP.
Procure dar uma lida no material que deve estar disponível no site do Resolinux, pois a partir dai você deve ter muito maior riqueza de instruções que apenas as minhas modestas dicas.