sthenley
(usa Fedora)
Enviado em 14/06/2009 - 15:19h
Casa Brasil, Ministérios Públicos, IFPB, FAMUP e Undime/PB realizam encontro sobre Software Público para Gestão Educacional durante o III ENSOL, em João Pessoa.
Tudo pronto para a terceira edição do Encontro de Software Livre da Paraíba (ENSOL), garante Vítor Baptista, membro da coordenação geral do evento que acontecerá entre os dias 18 e 21 de junho. São quase novecentos inscritos até o momento, mas os organizadores estimam que breve serão mais de mil inscrições. “Temos 9 caravanas confirmadas”, afirma Baptista. Um público de profissionais, acadêmicos, administradores públicos e entusiastas prestigiará quatro dias de palestras e debates envolvendo temas técnicos, políticos e sociais, sob a ótica do Software Livre.
Networking
Atrativo à parte, o palco do evento será a Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco, projeto de Oscar Niemeyer e novo ponto turístico de João Pessoa. No ambiente haverá Internet WiFi e espaço para comunidades e projetos de Software Livre, gerando encontros paralelos e oportunidades para expandir a rede de relacionamentos.
Uma das presenças mais esperadas, Richard M. Stallman, fundador e maior defensor do movimento Software Livre, falará no domingo (21) sobre Software Livre na ética e na prática. Nomes expressivos no cenário nacional de Tecnologia da Informação estarão presentes para palestrar sobre temas que envolvem o Software livre em tecnologia, segurança, governo, educação e cultura. Haverá relatos de casos de sucesso de implantação de Software Livre no meio empresarial e governamental.
Governo e Comunidade em prol da educação
O ENSOL ganha mais um dia com o I Encontro Paraibano de Software Público para Gestão Educacional (EPSPGE), um evento satélite ocorrerá no dia 18 de junho, também na Estação Ciência, abrindo a programação geral. Uma realização dos Ministérios do Planejamento, Educação e da Ciência e Tecnologia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB), com apoio da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB). O evento é organizado pelo Projeto Casa Brasil, da Casa Civil da Presidência da República.
Na ocasião, o sistema de gestão educacional “i-Educar” será apresentado aos administradores públicos municipais, entre eles prefeitos, secretários de educação e gestores de tecnologia. Todos os 223 municípios da Paraíba estão sendo convidados. O EPSPGE é aberto ao público.
O III ENSOL conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, UEPB, FatecPB, UNIPÊ, Netuanah Praia Hotel, LAViD, Linux Fi, Gráfica Moura Ramos e ADMSI. O Prefeito Ricardo Coutinho e representantes de outros órgãos públicos municipais e federais já estão confirmados na abertura do evento.
Aos interessados, a organização do ENSOL comunica que conseguiu descontos em hospedagem para participantes do evento no Netuanah Praia Hotel.
Programação, inscrições e outras informações estão disponíveis no site
http://www.ensol.org.br.
Palestrantes:
Richard M. Stallman, Projeto GNU e Free Software Foundation (EUA);
Alexandre Oliva, Projeto GNU e Free Software Foundation Latin America (Campinas);
Anahuac de Paula Gil, G/LUG-PB e KyaPanel (João Pessoa);
Arnaldo Barreto, UFPE (Recife);
Celina Jorge, Debian-PE (Recife);
Corinto Meffe, Ministério do Planejamento (Rio de Janeiro);
Fausto Silva, Tribunal Superior Eleitoral (Brasília);
Guido Lemos, LAViD e OpenGinga (João Pessoa);
Heitor Faria, Bacula (Salvador);
Julio Cezar Neves, Programação Shell Linux (Rio de Janeiro);
Karlisson Bezerra, Nerdson e PSL-RN (Natal);
Leonardo Soares, IFAL (Maceió);
Luis Felipe Costa, 4CMBr e Ministério do Planejamento (Rio de Janeiro);
Marcelo "darkstar" Santana, Centro Regional de Ciências Nucleares (Recife);
Marco Rosner, IFAL (Maceió);
Rodrigo Padula, Projeto Fedora e COPPE/UFRJ (Rio de Janeiro);
Rodrigo Vieira, G/LUG-PB (João Pessoa);
Saulo Lima, Tribunal Superior Eleitoral (Brasília);
Vitorio Furusho, Celepar, ASL-PR, BrOffice.org e Gubro-PR (Curitiba);
Weslley Torres, IFAL (Maceió).