Como criar um pen drive bootável personalizado para regravação de imagem em disco?

1. Como criar um pen drive bootável personalizado para regravação de imagem em disco?

Gabriel Henrique da Silva Ferreira
MrBlackWolf

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/02/2017 - 12:33h

Boa tarde pessoal.

Estou com um probleminha pra resolver e queria saber se vocês tem informações pra me dar um norte.

A situação é a seguinte.
Atualmente eu crio algumas imagens de disco personalizadas para serem utilizadas em Thin Clients, sejam elas Linux ou Windows. Da última vez eu instalei o Lubuntu, efetuei todas as customizações necessárias (incluindo um Kernel com suporte ao Aufs), e gerei uma imagem do disco utilizando dd. Por sua vez o cliente precisaria apenas colocar essa imagem na raiz de um pen drive que contenha uma distribuição live, geralmente usamos o GParted, e utilizar o comando dd para gravar essa imagem customizada e pronta pra uso no seu disco.

Até aí um procedimento muito simples, quem já fez imagens de disco com dd sabe que não é nada demais, mas clientes se superam em matéria de vagabundagem.

O que preciso é criar um modo de recuperação praticamente automatizado, fazendo quase tudo pelo cliente. Os passos necessários seriam mais ou menos assim:
- O cliente iria criar o pen drive bootável da mesma maneira como cria atualmente com o GParted, extraindo na raiz do pen drive junto com a imagem e executando um arquivo .bat para torná-lo bootável;
- Depois disso o mesmo iria inserir o pen drive no Thin Client e efetuar boot nele, até aqui tranquilo;
- Quando o sistema iniciar ele tem que automaticamente iniciar o script de recuperação de imagem, já temos um script desse de um antigo sistema de recover que infelizmente não se sabe como foi feito, de forma que o cliente apenas selecione sim para iniciar o processo ou não para cancelar (isso já está configurado no script).

A minha dificuldade é: É possível alterar a imagem live do GParted para iniciar e já executar o script de recuperação (se possível apenas executar script, sem nem chegar a interface gráfica)? Se sim, como faço isso? Há alguma documentação que eu possa consultar?

Obrigado!


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts