BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 04/01/2019 - 19:22h
Olá, primeiramente, bons estudos, um curso superior abre muito suas oportunidades na vida. Em diversas atividades da tecnologia, não é necessário ter curso superior para o exercício da profissão, ter um ensino superior iria fazer com que seus clientes e possíveis empregadores valorizassem mais o seu trabalho. Mas não veja com preconceito os profissionais que não possuem curso superior, há grandes ícones da tecnologia e exímios desenvolvedores que nem formados em tecnologia são. O kernel Linux é mantido por milhares de pessoas, e tenho certeza que, senão a maioria, muitas delas exercem como atividade profissional principal algo cujo foco não é a tecnologia. Eu mesma tenho a intenção de futuramente poder escrever uma linha, sim somente uma linha, no kernel, e sou estudante de matemática.
Agora, você deve ver qual instituição de ensino aderir. Há dois tipos: públicas e privadas. A começar pelo segundo tipo, a maioria das universidades que se enquadram nesse tipo é de qualidade duvidosa, infelizmente elas não se preocupam com qualidade, mas sim com a comercialização de um diploma. As poucas que recomendo são PUC, a Mackenzie, a IBMEC e a FGV. Há muitas públicas de boa qualidade, federais, USP, UNICAMP, ITA, IME e algumas estaduais. Veja como se dá o ingresso em sua instituição de ensino, ou seja, o seu vestibular, e estude bastante.
Quanto a curso superior, os que indico são Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Se você quiser seguir uma carreira relacionada a redes, sugiro Segurança da Informação.