lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 16/07/2015 - 00:52h
Lwkas escreveu:
Galera, faltam 2 anos para que eu finalize o ensino médio e vá para a faculdade, porém tenho dúvidas referentes ao que fazer na faculdade! Gosto muito de computação, por mais que o windows seje HORRIVEL eu aprendi muito sobre ele, adoro linux, odeio montar e desmontar computador.....gosto muito de conhecer coisas novas referentes a informatica, sou viciado em photoshop, amo fazer tutoriais (seja escrito ou em vídeo).....
OQUE VOCÊS ACHAM QUE EU ME DARIA BEM?
Antes de dizer algo, quero contar uma história real. Quando eu estava no segundo ano do ensino médio com o técnico em telecomunicações, eu era muito amigo do meu professor Carlos Alberto (de Sistemas de Transmissão Digitais, acho). Em uma das conversas que tivemos ele me disse uma vez, "Luís, você foi um dos melhores alunos do curso de telecomunicações na história dessa escola, mas posso te dar um conselho: não estrague sua vida fazendo uma engenharia. Você nasceu pra Filosofia, e essa é a sua área." A princípio eu não levei o cara a sério. Eu já era slacker há seis anos, havia apresentado todos os meus trabalhos do curso para GNU/Linux (para alegria do meu professor Ben-Hur Barizon) e tal.
Na hora de prestar o vestibular (eu já trabalhava na época, e portanto só poderia cursar a graduação à noite), eu me vi restrito à UERJ, a melhor universidade pública em termos de cursos noturnos no estado do Rio de Janeiro. Eu estava meio desgostoso com o lance de tecnologia, mas estava em dúvida entre Filosofia (só porque o professor havia dito há dois anos), Matemática (sempre tive muito talento com ela) e Astronomia (até hoje sonho em fazer essa graduação). Descartei Astronomia porque era integral, e tirei no cara ou coroa entre Filosofia e Matemática.
Deu Filosofia.
Eu havia me comprometido a honrar a moedinha, então me inscrevi e prestei o vestibular pra Filosofia, para o desespero de minha mãe (ela queria que eu fizesse Engenharia). Fui a nona maior nota geral do Vestibular 2004 na UERJ, e quando fui pegar o caderno de questões (por alguma razão você não podia sair com ele no dia da prova, mas você poderia ir uns dias depois na UERJ e retirar um qualquer para ver as questões e tal) eu peguei o que eu havia usado no dia da prova. Fiquei pensando, "Eu poderia estar fazendo qualquer p..., mas caiu Filosofia. Vamos ver que m... vai dar."
Resultado: eu não poderia ter feito escolha melhor. A graduação em Filosofia caiu como uma luva para mim, e me pareceu tão natural que eu passei o curso inteiro sem ter que estudar em casa, apenas me valendo do que aprendia em sala de aula. Foquei em Lógica Matemática, Teoria do Conhecimento e Método Científico, assuntos tão claros para mim quanto 2+2 o é para uma criança de dez anos. A graduação em Filosofia ainda me levou para áreas muito pouco esperadas: um Mestrado em Cardiologia, aprovado em primeiro lugar na seleção.
Tudo isso porque eu ouvi meu professor.
Então, meu querido, eu sugiro que você faça o mesmo. Pergunte a um professor para qual curso seu perfil se encaixa melhor. Você vai surpreender com a sabedoria de meus colegas de profissão.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta