stefaniobrunhara
(usa CentOS)
Enviado em 28/03/2013 - 12:35h
já tentei várias soluções, a única eficaz é você criar uma policy no Windows, que impede o usuário de configurar a placa de rede.
Com iptables você só pode criar regras com destino no servidor, isto não impedirá do usuário criar um conflito de ip, que pode parar a maquina do chefe ou até mesmo o servidor.
Situação: Você tem muitos usuários na sua rede, um deles coloca o ip do servidor na estação, no momento que você anunciou que ia reiniciar o servidor, quando o servidor acabar de bootar ninguém tem acessa ao servidor, porque a estação ficou sendo dona do ip dele, em uma empresa grande até você achar o usuário o chefe já ligou para a TI uma 10 vezes. kkk
Se o usuário sabe trocar ip, o próximo passo que ele aprenderá e clonar o mac da maquina que tem privilégios. Que não é difícil! No mesmo local onde se troca o ip é só cliquar no botão configurações, abaixo do nome da placa de rede, aba avançado, na opção Endereço de rede. Hoje todas as placas de rede tem este recurso.
Normalmente o usuário faz isto com a maquina do chefe que tem os privilégios e sempre esta desligada, ou com maquinas que tem este perfil.
Tudo depende do senário da sua rede se é rede pequena, da para conviver com este problema.