FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 27/09/2017 - 18:35h
Se eu entendi bem, você quer utilizar o Ubuntu que está instalado no HD (o sistema físico) em uma máquina virtual, sendo Windows o hospedeiro.
Inicialmente: por favor, não tente virtualizar o sistema ao mesmo tempo em que ele é o hospedeiro. Se você fizer isso, se foi o seu sistema.
Eu já tive sucessos e fracassos com isso. Basicamente, sistemas em UEFI não davam certo com hospedeiros Windows, com o VirtualBox dava um boot loop e com QEMU não era encontrada nenhuma mídia de inicialização. Isso foi testado com Ubuntu, acho que com CentOS é capaz de dar certo, mas não testei.
No VirtualBox, há uma parte do manual específica para isso:
https://www.virtualbox.org/manual/#idm7753
Só por favor, preste atenção no aviso vermelho. Parafraseando:
Warning
Raw hard disk access is for expert users only. Incorrect use or use of an outdated configuration can lead to total loss of data on the physical disk. Most importantly, do not attempt to boot the partition with the currently running host operating system in a guest. This will lead to severe data corruption.
Se não estiver claro, diz ali que você pode PERDER TODOS OS DADOS ou CORROMPER OS DADOS DO DISCO se utilizado de forma incorreta.
Estando ciente de quais são os riscos, diz ali no manual o que fazer. Eu tive sucesso fazendo isso com o VirtualBox e QEMU em modo BIOS e sucesso com QEMU no modo UEFI de vez em quando (mas não recomendo, o sistema fica EXTREMAMENTE LENTO), VirtualBox em UEFI não sei o que fazer para funcionar, creio que tenha relação com o fato de o Windows não enxergar as partições EXT4.
O procedimento que passei cria um arquivo que apenas redireciona o sistema ao disco físico, o qual então é adicionado como qualquer HD na interface do VirtualBox. Com o QEMU o procedimento é diferente.
Dica:
Linux: /dev/sda
Windows: \\.\PHYSICALDRIVE0
E repetindo:
VOCÊ PODE PERDER TODOS OS SEUS DADOS COM ISSO