BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 30/12/2018 - 23:13h
hrcerq escreveu:
BiaMonteiro escreveu:
O HexChat é um cliente de IRC. Você pode estar se perguntando: o que é esse tal de IRC? IRC significa Internet Relay Chat, em português seria traduzido como Chat (Bate-papo) de Retransmissão da Internet. Ele é um protocolo que permite o compartilhamento de informações, formando um bate-papo. Não o subestime, pois o IRC foi o responsável pelo desenvolvimento de muitos softwares livres e suporte, possibilitando contato entre os desenvolvedores e entre os usuários.
Concordo.
Mas eu não falaria do IRC como se isso se restringisse ao passado. Ainda hoje, muitos projetos usam o IRC, e eu diria que com muita razão. É um protocolo simples, com suporte a extensões, que funciona basicamente com texto, o que previne contra distrações desnecessárias. Isso não impede que você use links para vídeos ou imagens se julgar que algo do tipo seja necessário.
Nativamente esse protocolo suporta salas, grupos, banimentos, robôs, etc. Geralmente os serviços são fáceis de implementar e consomem poucos recursos do sistema onde opera e também de rede. Isso é especialmente importante para projetos que envolvem muitas pessoas e que tem um fluxo de mensagens muito intenso. Além disso, existem vários tipos de cliente para IRC (gráficos e de texto). Então faz muito sentido usar IRC para o desenvolvimento e suporte, embora possa fazer sentido para outros cenários também.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/
Em nenhum momento de meu comentário cheguei a dizer que o IRC é coisa do passado. Se isso soou a você, reitero que não foi isso quis dizer do protocolo, gosto do IRC. Há coisas na vida que são antigas e passageiras, outras que também são antigas, porém eternas. A exemplo, temos a forma como o computador funciona, que desde seu surgimento, é feita através de sequência binária. Até hoje é assim.
Se não me engano, o Debian continua trabalhando com IRC atualmente.