Ryuk
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/08/2020 - 14:27h
Por padrão no Ubuntu o APT instala pacotes "recomendados" junto com as dependências do programa a ser instalado manualmente. Estes pacotes não são necessários para o funcionamento do programa que você está instalando, mas segundo a visão dos mantenedores podem ser uteis para o usuário leigo. Você pode evitar a instalação deles com a opção "
--no-install-recommends".
O que acontece no seu exemplo é que ao instalar o pacote A, ele instala junto as dependências dele (B e C) e os pacotes recomendados (D). Quando você desinstala o programa, o APT vai remover apenas as dependências associadas ao programa e deixa pra trás os pacotes recomendados.
install: A
depends: B, C
recommends: D
remove: A
remove depends: B, C
Em outros casos, é possível esses pacotes (dependências e recomendados) sejam dependências de outro programa que você instalou posteriormente, aí o APT marca eles como "instalação manual", assim eles não vão mais ser removidos automaticamente.
install: A
depends: B, C
recommends: D
install: X
depends: Y, B, D
remove: A
remove depends: C
Veja que neste segundo exemplo ao instalar X ele vai depender dos pacotes B e D que foram instalados antes com A, aí o APT marca eles como "manual" e agora não vai mais removê-los se você desinstalar o A.
Mas, nada é perfeito... as árvores de dependências podem se tornar bastante complexas com milhares de associações. E como dito por outro colega acima, o APT não pensa, só tenta facilitar certas coisas (imagina o sufoco de instalar tudo manualmente)... as vezes ele atrapalha também hehehe!!!