Uso de software com licença GPL

1. Uso de software com licença GPL

Cassius Poll
cassiuspoll

(usa Debian)

Enviado em 20/06/2016 - 09:18h

Olá pessoal.

Estou desenvolvendo um produto com debian e software desenvolvido em java.
O software java fará uso do FFMPEG (utiliza libx264 que é GPL) e e fontes Liberation que também é GPL.
Ambos são utilizados através de comando shell, ou seja, não são importados junto com o software java, são apenas requeridos no sistema operacional.
Sendo assim eu pergunto, meu software em java deverá ser compatível com a licença GPL? ou pode ser proprietário? (Lembrando que o sistema operacional será distribuido obedecendo a licença).


  


2. Uso de software com licença GPL

Mavro Barbosa Rodrigues Junior
mbrj

(usa Outra)

Enviado em 29/07/2017 - 15:15h

O seu software em java pode ser proprietário. O que o corre é que o software GPL que é utilizado, continua sendo GPL e portanto pode ser executado, distribuído e modificado livremente, enquanto que sua aplicação fica no seu controle. Uma coisa na interfere na outra.


3. Re: Uso de software com licença GPL

Werikcyano Lima Guimarães
werikcyano

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/08/2017 - 17:47h

Bom, seu software pode ser proprietário sim. Como já foi dito na resposta anterior, seu software pode ser do tipo proprietário, mesmo com softwares GPL sendo utilizado para o projeto final do seu software, uma vez que a presença de softwares GPL em um produto não isenta o proprietário de cobrar pelo serviço prestado. A grande questão é somente de logística, já que as partes GPL de seu projeto continuarão sendo GPL e outras pessoas podem ter acesso a elas e acabarem por fazer um produto mais em conta (ou até gratuito) que realize a mesma coisa (ou mais), e com essa possibilidade os valores cobrados caem muito, fazendo com que na maioria dos casos, as pessoas usem softwares GPL para criarem produtos gratuitos e acabam por deixar essa ideia de que se tem licença GPL pelo meio, já é sinônimo de uso gratuito do produto.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts