Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 22/07/2019 - 09:20h
jjonas escreveu:
Freud_Tux escreveu:
jjonas escreveu:
por favor alguém saber dizer como fazer que o fedora instalado no pendrive consiga rodar aplicativos instalados no HD cujo o fedora também está instalado, por ex.: chome que esta instalado no HD e assim possa instalar, desinstalar e rodar os programas advindos do HD a qual também o fedora está instalado?
Claro que tem!
Só criar link entre ambos, ver se vai precisar mexer nas permissões e montar a partição do HD (se for o caso). Assim, quando espetar o pendrive basta abrir o Fedora e clicar no link que deseja.
Quer uma dica?
Nesse caso, um pendrive e modo persistente é beeeemmmmmmmais útil. Mas se for com ideia de verse é possível, sim, dá certo.
T+ -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang:
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oi Freud_Tux ! obrigado por responder. Sou usuário comum ou doméstico, o que tenho aprendido sobre o linux é muito mais pelo surgimento das necessidades... e pior fica quando você muda de distro, antes usava ubuntu e bem mais facil materiais e ajudas, agora uso fedora tenho encontrado bastante dificuldade... agradeço pela dica do guia foca linux, mas aprender usar o guia levará tempo, para o momento necessito fugir dos travamentos e lentidão do sistema e problemas com a inicialização. O sistema no pendrive... voa, é só no toque... por favor há como você especificar a prática para uso imediato, pois não trata da possibilidade de idéia, mas de ter um sistema agil... desde já agradeço pela sua ajuda.
Olá, bom dia, tudo bem?
Não esquenta a cabeça com o lance do Foca Linux não!
É a minha assinatura, não foi um comentário direcionado a você, pode ficar tranquilo.
Mas é legal aprender os comandos, vai por mim, pois são mais práticos em muitos casos, como agora, que vou e passar.
Então, sobre o seu problema, temos duas receitas de bolo, uma que vai dar mais trabalho, que foi a que citei, e outra mais simples, que o brother acima mencionou.
Vamos a mais simples. Mas avisa, se o pendrive tem um sistema que já está instalado,, ou seja, trabalha como se estivesse instalado no computador, salvando suas configurações nele, ou só é para dar boot mesmo.
Bem, vamos amais simples, de qualquer modo.
1º De boot com o seu pendrive ai. Deixe o sistema carregar normalmente.
2º Abra um terminal, se logue como root e rode o comando (o sinal
# significa que está como root)
fdisk -l
ou
lsblk
Ambos vão mostrar todos os discos, incluindo partições e pendrives. Ache a sua partição que está no hd ou ssd e identifique o pendrive também.
Para ajudar, vamos fingir que o seu pendrive seja o disco /dev/sdd com a partição /dev/sdd1 e o seu sistema instalado no hd ou ssd é o /dev/sda1 e é esse que vai querer montar.
3º Notou que o no comando acima, seu pendrive tinha uma partição, geralmente é FAT32. Se for diferente é só ver na saída do comando fdisk. O /dev/sda1deve ser ext4.
Agora rode o comando para montar a sua partição ai no pendrive:
mount -t ext4 -rw /dev/sda1 /mnt
mount: comando que vai montar o dispositivo
-t: fala para o mount que existe um tipo de arquivo de sistema que é o ext4
-rw: são permissões de leitura e escrita
/dev/sda1: o disco que se quer montar
/mnt: é o diretorio /mnt atual, ou seja, o que está o seu o pendrive
4º Agora vamos te colocar dentro do seu sistema que está dentro de /mnt:
chroot /mnt
Pronto!
Vai estar dentro do seu sistema como root. Mas tenha cuidado ao fazer isso, pois pode comprometer a segurança do seu sistema, como navegar na internet, jogar... Não se deve fazer como root.
Se for para atividades cotidianas, recomendo criar um pendrive em modo persistente e usar o hd ou ssd como hd externo.
Ou recuperar o sistema instalado.
T+
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang:
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";