removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 07/07/2017 - 21:11h
Fiz uma instalação de Debian em GPT em VM hoje. Sem Windows©. Ao final da instalação, bem na hora de instalar GRUB, ele pergunta onde se deseja instalar. Como aqui /dev/sda1 era partição de "BIOS" (segundo o particionador), o sistema ficou instalado em /dev/sda2. O programa instalador perguntou se queria instalar em/dev/sda ou /dev/sda2. Indiquei /dev/sda. Daí ele me perguntou se DESEJAVA FORÇAR instalação no EFI, algo parecido com isto, não me lembro exatamente. Indiquei SIM. Reiniciei e funcionou normal.
Como tudo já está instalado, o jeito seria reiniciar com mídia de instalação. Iniciar com shell na partição de instalação. Rodar os comandos do GRUB pedindo para instalar em /dev/sda, que ele se vira. Quando eu conecto HD com algum outro sistema, às vezes GRUB roda e atualiza pensando que o sistema do segundo HD é válido. Depois de remover o segundo HD, eu rodo de novo GRUB para consertar a bobagem. Ao rodar indico a instalação em /dev/sda.
Teoricamente a partição de BOOT tipo EFI, GPT (ou seja lá o nome que tenha) pode ficar em qualquer pedaço do disco. Se tudo estiver de acordo, deverá existir somente uma. Deve ser o motivo do GRUB saber se virar e saber encontrá-la usando-se apenas /dev/sda na reinstalação. Tudo indica que é assim mesmo que funciona.
Algumas mudanças tecnológicas são interessantes. Essa de começarem a usar GPT no lugar de MBR/DOS foi uma delas. É bem simples o funcionamento e uso. Não tenho certeza se o de trocarem o nome das interfaces de rede também é uma coisa boa e simples.