PearsonX11
(usa Ubuntu)
Enviado em 01/06/2020 - 20:00h
Olá, boa noite a todos!
Eu tive um problema na realização do dual boot usando o Ubuntu 16.04 como o sistema primário e deixando o Windows como o sistema secundário.
Eu efetuei este procedimento para tentar conseguir o dual boot, utilizando o Linux como sistema primário:
1. Reparticionei o meu disco rígido no Ubuntu usando o pendrive com o Ubuntu 18.04 e o aplicativo GParted para fazer a repartição do HD.
2. Depois, eu criei o pendrive bootavel com a iso do Windows 10, usando o MultiBootUSB.
3. Em seguida, reiniciei a máquina com o pendrive já na porta USB, selecionando o pendrive com a iso e coloquei para instalar o Win 10. Até aí tudo certo.
4. Durante a instalação, eu optei por instalar o windows 10 na nova partição do meu HD. Fiz a instalação tranquilamente, sem problema nenhum.
5. Após fazer todas as instalações do windows, reiniciei o meu pc. Deste ponto em diante, eu não consegui mais acessar o meu antigo sistema Linux/Ubuntu.
Foram estas as tentativas que fiz para encontrar algumas solução para este problema:
1. Tentei encontrar o antigo sistema Ubuntu no setup da BIOS, usando a tecla F12, mas não encontrei nada.
2. Tentei achar algum rastro da antiga repartição, que estava com o meu sistema Ubuntu instalado, no modo BOOT, usando a tecla F2, mas não encontrei nada.
Antes de fazer este post, eu pesquisei no Google e no Youtube sobre esse problema, contudo não achei nada que solucionasse o meu problema. Antes mesmo de fazer esse dual boot, eu já havia olhado muitos vídeos ensinando sobre como realizar esse procedimento, mas nenhum deles alertava para não fazer o dual boot utilizando o sistema Linux como o sistema primário na instalação de um outro sistema, por exemplo, o Windows 10. Eu sempre vejo os tutoriais ensinando a fazer esse procedimento a partir do sistema Windows para depois instalar o sistema Linux.
Agradeço muito se alguém conseguir me tirar desta fria. A minha maior queixa em perder o meu sistema Linux é porque eu tinha aplicativos bem chatinhos de serem configurados no Linux, tipo o Anaconda com algumas bibliotecas instaladas, como o tensorflow, o PyCharm rodando certinho com o ambiente virtual pipenv instalado, as minhas máquinas virtuais já instaladas e funcionando corretamente.
Este é o meu problema pessoal. Espero que alguém consiga me ajudar. Um grande abraço a todos!