jurandirsilva
(usa Debian)
Enviado em 07/08/2017 - 13:57h
A resposta para essa pergunta é complexa, afinal de contas, vai depender muito do tipo de usuário.
Para usuários iniciantes que pretendem usar uma distro GNU/Linux apenas para determinadas atividades, sem necessariamente migrar de vez para o sistema, eu, pessoalmente, aconselho distribuições mais bem elaboradas com relação a usabilidade e facilidade de uso e instalação. Ubuntu (e seus derivados: Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, etc), Linux Deepin, Linux Minte, openSUSE, Manjaro, são ótimas distribuições.
Para usuários iniciantes que pretendem migrar de vez para o sistema GNU/Linux, mas que fazem uso do computador apenas para atividades básicas (navegação na internet, editar documentos e planilhas, etc), prevendo que estes usuários poderão passar por futuras dificuldades em algum momento, aconselho distribuições que ofereçam usabilidade e facilidade de uso, mas que também "forcem" o usuário a aprender um pouco mais para poder ter um certo "domínio" sobre o sistema. Em geral, são distribuições com boas interfaces gráficas e que oferecem facilidades na instalação de programas e drivers, mas que não deixam de lado o uso de comandos (via linha de comando) para realizar essas e outras tarefas. Debian, Fedora, Manjaro, são exemplos de distribuições para esse tipo de usuário.
Para usuário iniciantes que pretendem se tornar usuário avançados do sistemas, recomendo o uso de distribuições mais antigas e "espartanas" que servem hoje de base para distros mais novas e "amigáveis". Esse tipo de usuário deve estar ciente que deverá estudar o sistema a fundo, pois estes oferecem menos facilidade de uso (em troca de estabilidade e segurança). Debian, Fedora, Arch Linux, Slackware são exemplos.
Algumas distribuições aparecem em mais de uma categoria, uma vez que são distros que preservam as características de um sistema focado na estabilidade e na segurança, mas que chegam a oferecer algumas ferramentas que facilitam o uso do sistema.
É importante frisar que nessa resposta eu não abordo questões como: facilidade de instalação de jogos; configuração de máquinas recomendada para cada sistema, assim como a estabilidade deste; sistemas mais recomendados para atividades bem específicas (desenvolvimento de software, administração de redes, multimídia, etc). Trata-se de uma resposta mais genérica, mas que te dá uma visão mais ampla sobre quais distros um usuário iniciantes deve escolher.