removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 06/11/2020 - 14:21h
centralia escreveu:
pessoal, entrei no grupo whatsapp do linux vejo pessoas falando sobre esse snap e quero saber por que é ruim, por que nao removem do linux?
Ele não é ruim, é uma ótima solução. Mais softwares estão chegando ao Linux devido aos Snaps, ficou mais fácil para o desenvolvedor suportar o Linux pois Snaps são suportados por mais de 20 distribuições diferentes.
Pense como um desenvolvedor: como você vai fazer para disponibilizar o seu software para os usuários de Linux, sendo que cada distribuição é diferente? Veja algumas alternativas existentes até pouco tempo:
1. Disponibilizar um binário compilado estaticamente. É uma boa solução, só que não garante que todas as dependências realmente vão estar incluídas, é torcer para que o usuário tenha um ambiente Linux próximo àquele que o desenvolvedor utilizou para gerar a compilação.
2. Empacotar para as principais distribuições: Debian, Ubuntu, Slackware, Mageia, PCLinux OS, OpenSuse, CentOS, Fedora, Arch Linux, etc. Visualize quão imenso vai ser esse trabalho, e quanto conhecimento o desenvolvedor precisa possuir sobre os sistemas alvo!
3. Deixar para a comunidade empacotar: não garante que haverão pacotes para as distribuições.
4. Ou adotar um formato universal de pacotes, como Snaps e Flatpaks, lançando assim o software para dezenas de distribuições e suas versões.
Agora pense como usuário:
1. Digamos que você escolheu usar o ReFiSeFuQui OS 10.7 Master Edition Linux das Taquaras, se a distribuição suporta Snap ou Flatpak, os aplicativos vão funcionar.
2. Digamos que o ReFiSeFuQui OS lance a versão 15.23.50.294 Mega Ultra Edition Linux dos Thundercats, e como a distribuição não se preocupa com retrocompatibilidade vários softwares se tornaram incompatíveis, mas se o software está disponível em Snap ou Flatpak, ele vai funcionar.
3. Digamos que ao invés do ReFiseFuQui OS você pretenda usar o Old Linux 1998, uma distribuição arcaica que só tem pacotes da idade da pedra e que tem como DE o Gnome 2, se o Old Linux 1998 suportar Snap ou Flatpak, você poderá ter acesso a softwares mais recentes, os quais jamais iriam rodar de forma nativa sem que você fizesse uma grande gambiarra no sistema.
Além de tudo isso, os Snaps e Flatpaks oferecem isolamento, cada aplicação roda de forma confinada e se algo der errado não atinge o sistema. Isso aumenta a segurança.
Em resumo as vantagens são:
- O desenvolvedor ter menos trabalho com o empacotamento de software;
- Mais softwares disponíveis para qualque distribuição;
- Não importa mais qual distribuição você vai usar;
- Não precisa mais se preocupar com retrocompatibilidade ou compatibilidade subsequente;
- Aplicativos em Snap ou Flatpak são mais seguros.
Recentemente os Snaps passaram ausar uma nova forma de compressão, o que diminuiu o tamanho dos mesmos e também aumentou a velocidade.