removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 13/04/2017 - 09:17h
Resolvi voltar a testar algo diferente. Como no passado não gostei muito do Fedora, mas ouvi falar que o Korora é um Fedora out-of-box, resolvi testar.
Então vamos lá, vou me atentar a detalhes da distro e não ao que exclusivamente é oferecido pelo KDE.
O bom
=======
Vem com muitos aplicativos: LibreOffice, Firefox, Qupzilla, Kontact, Linphone, Gimp, Krusader e vários outros aplicativos provenientes, em sua maioria, do KDE.
Tem pacotes para o Hawaii Desktop, o que é bem interessante. Para quem não conhece, esse é um ambiente gráfico que usa o Wayland, e agora se chama de Liri
https://liri.io
Encontrei pacotes para o Xfdashboard, que não está disponível por padrão nos repositórios do Ubuntu.
A instalação permite definir usuário sem senha.
Suporte a impressoras 3D out-of-box.
O Yum-extender pode não ter todas as funções do Synaptic, mas tem categorias mais bem selecionadas e que facilitam o entendimento do que se busca.
Pacotes de 32 bits também estão disponíveis, por exemplo, consegui instalar o Zsnes (que não tem versão para 64 bits) sem problemas, no Ubuntu isso não é nada fácil.
O ruim
======
O tema de ícones não "casa" bem com o tema padrão do KDE. Por exemplo: o ícone para acessar o menu é praticamente invisível pois o ícone é branco e o tema do Plasma é branco também, o que ofusca a visão. Aparentemente, os ReFiSeFuQueiros que criaram o Korora sequer o utilizam em seus desktops (se utilizassem, teriam visto esse defeito e corrijido).
O instalador é o Anaconda, e ele é ruim demais. Não dá para entender o que ele fará com o seu disco, as expressões usadas na instalação são bem diferentes dos assistentes de instalação do Debian, Ubuntu e similares.
O apper, que está no Configurações, é um aplicativo para gerenciar os programas instalados, mas ele não funciona.
Somente um usuário familiarizado com o KDE saberá que o Discover é uma central de programas.