Crítica ao software livre

1. Crítica ao software livre

Aaron Kim Binner da Silva
aaron.binner

(usa Gentoo)

Enviado em 16/09/2010 - 13:53h

Hoje me deparei com a seguinte notícia >> http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/09/14/presidente-da-microsoft-al-critica-uso-do-soft...
A questão é que infelizmente o senhor Hernán Rincón não está puramente errado, afinal na minha opinião o governo deve se envolver em áreas como saúde e educação deixando o resto da economia flutuar sem grandes intervenções, logo não deve se envolver nestes ramos nem tentar proteger as empresas locais através de taxas absurdas de importação. Enfim, gostaria de saber qual é a opinião dos senhores leitores sobre isso?


  


2. Re: Crítica ao software livre

Alex
Lordmetalex

(usa BigLinux)

Enviado em 16/09/2010 - 14:05h

Eu acho que o governo está certo em adotar software livre, além de economizar uma grana na compra de hardware novo e licenças para software proprietário, ele incentiva as pesquisas nacionais na área da informática. Pra mim esse senhor Hernán Rincón está com medo do avanço do software livre, principalmente porque a Google entrou na briga.


3. Re: Crítica ao software livre

Diego Oliveira da Silva
dolivervl

(usa Slackware)

Enviado em 16/09/2010 - 14:06h

Ele está certo pelo ponto de vista da Microsoft.
Pelo ponto de vista do gorveno não. O governo deixa de pagar uma baba em dinheiro para as empresas e em troca gera emprego para desenvolvedores criarem os softwares que eles precisam usar.
A única coisa que o software proprietário visa é o lucro e isso não é errado, mas existe um outro modelo de negócio que visa o conhecimento e busca gerar receita através do serviço prestado. Isso é o que faz o software livre. Muitas empresas liberam seus produtos e cobram por serviço.
A IBM mesmo hoje como diz na reportagem está com foco em serviço e não mais em vendas de equipamentos e software.


4. Re: Crítica ao software livre

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/09/2010 - 14:33h

E o que dizer da produção de tecnologia. O governo está certo sim em querer ter as rédeas da tecnologia que irá rodar em seus servidores e desktops. Eu acho uma verdadeira falta de informação e até medo por parte deste senhor. Dizer que o SL não incentiva o empreendedorismo é realmente a lastimável.


5. Re: Crítica ao software livre

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 16/09/2010 - 14:50h

opinião minha identica a de DoliverVl.
a galera tem medo do avanço de software livre o futuro dos aplicativos free online.
se a google fizer um SO simples e usável e gratuito e online ou para baixar,
que vai comprar windows?
Eu, cada vez menos uso Windows, uso Seven as vezes, tão pouco que faz uns dois meses que não dou boot nele.


6. Re: Crítica ao software livre

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 16/09/2010 - 14:56h

Citação
"além de economizar uma grana na compra de hardware novo e licenças para software proprietário"

Concordo mas....mudando o assunto (perdoem-me por isso) de nada adianta economizar dinheiro se o dinheiro economizado não retorna em benefícios para a população.


7. Re: Crítica ao software livre

Aaron Kim Binner da Silva
aaron.binner

(usa Gentoo)

Enviado em 16/09/2010 - 17:18h

Amigo FábioFarias, acredito que você tenha chegado a um dos pontos chaves da minha indagação.
>>"Concordo mas....mudando o assunto (perdoem-me por isso) de nada adianta economizar dinheiro se o dinheiro economizado não retorna em benefícios para a população."<<

Afinal, lonje da questão pessoal (usar o SO "X" ou "Y") existe uma certa preocupação relacionada aos ambientes corporativos. Eu particularmente não acredito plenamente no coud-computing dentro de um ambiente como este, no entanto, como usuário de apenas softwares livres defendo indiscutívelmente a sua utilização, mas vale lembrar que para nós, usuários finais e microempresas (ou pelo menos a maioria) só temos a ganhar com nossos softwares open-source, funcionalmente, financeiramente e intelectualmente. No entanto isto não se reflete plenamente em um ambiente que visa apenas produtividade e resultados finais como em um ambiente corporativo. Logo ainda sou forçado a concordar em um ponto com o senhor Hernán Rincón, "É a inovação que dirige a economia".
E a inovação é forçada pela concorrência, e infelizmente a concorrência é sustentada pelo capital... e é claro, nosso governo parece não perceber isto, ou se percebeu esqueceu de repassar para nós em forma de educação ou subsídios as empresas, veja que enquanto o governo investe na idéia open-source, nós somos forçados a estudar por conta própria por não haver cursos brasileiros de boa qualidade. Finalizando, é viável uma empresa que produz 100% softwares livres competir com uma gigante ao nível da micro$oft?



8. Re: Crítica ao software livre

fabricio erdmann
Fabricio.Er

(usa Debian)

Enviado em 16/09/2010 - 18:01h

o Brasil precisa urgente de uma reforma politica, mas se esperarmos pelos politico podemos esperar deitados, o problema é juntar o povo para fazer essa reforma.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts