Alguém aqui sofre disso ou já sofreu? Certos usuários tornam-se metidos por usarem distros ditas como difíceis e complexas e por isso acabam com condenar qualquer maneira direta ou indireta de facilitadores para instalação ou manutenção dessas distros. Um grande exemplo é a LFS, Gentoo, e mesmo o Arch que são distros chatas de instalar e/ou manter.
Um bom exemplo é o Arch Linux, famigerado por muitos como distro difícil ou para desenvolvedores. Então, muitas vezes um usuário comum pode ser levado a querer testar, mas por não ter conhecimento suficiente pode ter tropeços, aí que entram os facilitadores que muitos condenam. No caso do Arch, existem dois facilitadores conhecidos. Um deles é uma iso com instação do tipo semi-gráfica chamada ArchAnywhere que visa instalar o Arch de uma maneira mais prática e rápida, sem a necessidade de usar comandos e mais comandos. Outra é o Antergos que nada mais é que uma GUI amigável para instalação do Arch Linux. O Antergos tem uma instalação muito fácil e prática em comparação com o Arch Linux.
Agora recentemente, descobri que existe uma distro chamada Redcore, que nada mais é que uma distro facilitadora pra imersão no Gentoo. Ou seja, pra usar o Gentoo não será necessário ficar horas lendo documentação ou compilando tudo do código fonte.
Mais info sobre Redcore: https://redcorelinux.org/
Há também facilitadores no mundo Solaris e mesmo BSD.
O que vocês acham de facilitar a instalação ou manutenção de distros ditas como hardcore, ao menos ao usuário comum. Usuários de Mint, Ubuntu, Deepin, Solus etc...? Acha certo ou errado?