removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/11/2015 - 19:42h
Lucasmr escreveu:
kyetoy escreveu:
Qt is available under different licensing options designed to accommodate the needs of our various users.
Enterprise, Professional, and Indie Mobile licenses.
Community license (GPL or LGPL versions 3 and 2.1).
Amigo, esse é um câncer chamado licenciamento dual.
Hoje em dia está cada vez mais raro um software livre.
Exatamente isso que eu não entendi.. como duas licenças? kk me deixou confuso.. Mas enfim.. Pensando em software livre (e toda sua filosofia) você acha que ela trás "malefícios" ao software livre ou não? Criando coisas com o Qt estou promovendo o software livre? Ou é melhor que eu procure algo "mais livre"?
====================================================================
Vou explicar melhor!
O software livre como surgiu não atende a empresas. Apesar das pessoas não entenderem software livre tem copyright ou seja ele tem dono. Vamos pegar por exemplo o
slackware e o red hat. Ambos são formados por vários softwares livres, mas quando são empacotados passam a compor uma distribuição que tem DONO.
Isso significa que sobre as marcas Slackware, Red Hat ou Ubuntu você não pode fazer USO comercial.
O MYSQL por exemplo é um exemplo de licenciamento dual. Você pode usar / ter acesso ao código / modificar para uso próprio, mas não pode criar uma aplicação comercial baseada nele.
Para resolver esse problema você pode comprar uma licença que te dá esse direito. É isso que o QT faz. Ele é dual (livre e proprietário ao mesmo tempo) como uma partícula que é onda e partícula ao mesmo tempo.
Então se comprar uma licença pode usar de forma diferente do que poderia se usasse como software livre. OK.
Lembrando que na verdade a GPL não tem valor jurídico no Brasil. Esse é um campo obscuro que apenas um advogado de patentes poderia responder.
A licença mais liberal que existe é a licença BSD, ela diz apenas isso "use nosso código como quiser, apenas não permitimos que nós processe".
O