removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 12/10/2014 - 10:15h
Bom, eu não dúvido muito não da veracidade desta questão que você levantou aqui...
É cada coisa que está acontecendo "por aqui", cada coisa que eu vejo e/ou ouço falar que já não duvido mais de quase nada; é aquilo que sempre comento, o Linux não é mais o que já foi antes e partes de suas propostas originais estão corrompidas ou perdidas;
O Linux foi projetado para ser um sistema simples e alternativo, ou seja, se você não quisesse usar o Windows ou qualquer outro SO por qualquer motivo, você tinha este como opção. Mas, ao longo do tempo (isso vem acontecendo de uns seis anos pra cá), a tal da "facilidade" começou a perder limites (claro, para a maior parte dos usuários a facilidade deve existir, e existia porém, ela deixou de ser simples e eficiente e passou a ser desnecessariamente complexa e, em alguns casos, até mesmo inútil).
O que é que isso resulta? em suspeitas (caso não seja realmente verdade) como esta que você falou! se a usabilidade estiver no nível moleza, o sistema estiver bem enfeitado e com um leque enorme de programas, recursos e suporte, que tal então implantar alguns backdoors pra ver o que os nossos usuários fazem!?
O real motivo disso eu não sei, mas já houveram boatos de que a Canonical queria "desmembrar" o Ubuntu da família GNU/Linux e se tornar um sistema independente, a fim de "competir mais facilmente" com o Windows (aí eu te pergunto: se o Linux "era pra ser" um sistema "apenas" alternativo, o que é que faz uma distro ter tanta ambição até chegar ao ponto de se tornar independente dele, e com uma proposta totalmente contrária àquele do projeto GNU?);
Veja também o Android, o jeito que ele está: completamente complexo se comparado com uma distro tradicional (como o Slack) e com um respeito quase zero para/com a privacidade dos seus usuários (isso é o que muito ouço dos próprios usuários!), além de não lembrar em quase nada o Linux (quantos usuários do Android será que sabem que ele roda sob o Kernel Linux? pois é, mas isso não é culpa deles, é uma consequência pela falta de detalhes por parte dos seus desenvolvedores)