XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 14/10/2016 - 02:35h
Infelizmente não tenho muito conhecimento do FreeBSD, acho que a instalação ainda continua texto, mas nada lhe impede de rodar um servidor gráfico e colocar seu próprio instalador para trabalhar.
Você precisa analisar o sistema que é rodado no instalador, entender suas características, inicialização e seus scripts e a partir daí forjar o seu próprio sistema de instalação que rodará um ambiente gráfico e seu programa de instalação gráfico.
Acho muito ambicioso partir para um instalador gráfico, para pontuar novamente: você realmente precisa conhecer o funcionamento do instalador do FreeBSD e assim aproveitar mais o seu tempo, trabalhando com algo que já foi testado, provado. Quando eu vejo esse tipo de imagem de instalador que você postou penso muito no GTK+ para você criar e desenvolver seu instalador gráfico, se você já se deparou com softwares como gedit versão 3.20 já deve ter visto o seu visual bonito e enxuto que lembra talvez os ideais da Apple para interfaces, segue imagem:
http://i1-news.softpedia-static.com/images/news2/gnome-s-gedit-app-to-be-known-as-text-editor-among-...
Existem várias linguagens que você pode trabalhar, Python que foi sugerida por listeiro_037 é muito boa e pode dinamizar, facilitar o seu trabalho e existe GTK+ para ele.
Acho que um do seus maiores desafios será a etapa de particionamento de disco, mais uma vez veja como é a instalação do FreeBSD para ter uma ideia, quem sabe até utilize de alguma forma.
Se estivesse no seu lugar analisaria os instaladores de distribuições que ainda não usam systemd para ter ideias para os seus scripts de instalação gráfica do FreeBSD.
Se você usar algo de alguém se lembre colocar os devidos créditos e atender a licença utilizada, também não se esqueça de colocar seus créditos nos arquivos criados por você e que fazem parte do seu projeto.
Bom, além de tudo que foi dito você vai ter que estudar como criar a imagem do seu instalador, nesse caso também é interessante verificar como é feito no FreeBSD.
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)