BozoDel
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/03/2012 - 17:47h
Bom, eu sou noob de Linux e tive o azar de começar com o Mint 12. Mas pesquisei, e acho que descobri coisas úteis:
Não testei a fundo muito das coisas que vou dizer aqui, é uma visão geral.
O padrão do Mint 12 é o Gnome 3 + MGSE
O gnome 3 deu uma mudança radical em relação ao gnome 2. O 2 era mais tradicional, o 3 tá com cara de iPad e menos personalizável.
Então eles colocaram junto o MSGE, uma extensão pra deixar o gnome 3 com uma cara mais normalzinha.
O MSGE são shell extentions. Você pode desabilitá-los, em algum lugar chamado settings (ou equivalente em português). Se me lembro bem, são vários botões on/off verdes. Talvez você se arrependa disso, como eu falei, o gnome 3 tem cara de iPad.
Há outras opções.
Você faz log out (perto do botão de desligar), clica na engrenagem, e vão aparecer opções. Além do gnome 3 que você tava usando, tem um chamado só gnome (será o gnome 2? não testei), esse mesmo gnome sem frescuras gráficas, e o MATE.
Não testei esse só "gnome".
Agora tô usando o MATE, que é compatível com o gnome 3, mas tem uma cara de gnome 2, mais tradicional. Também é mais personalizável. Tô gostando.
Ainda por cima, estão desenvolvendo o Cinnamon. Esse não vem junto, você tem que instalar, e até agora não peguei qual é a proposta disso.
A cereja do bolo: tanto o gnome 3, quanto o MATE e tb o Cinammon, são todos muito novos e ainda têm problemas e bugs.
Dizem que o Mint 11 é a coisa mais linda do mundo. Sua escolha: conforto agora com o 11, ou acompanhar a doideira inovadora do 12.
Mal aí se falei alguma besteira XD