Giovanni_Menezes
(usa Devuan)
Enviado em 20/09/2021 - 19:18h
Tradução do Google, sujeita a erros.
Joshua Strobl, líder de experiência da Solus e um dos principais desenvolvedores do Budgie , agora tenho uma grande história detalhada para vincular . Recomendo que você leia todo o artigo, mas aqui estão as conclusões de Strobl:
1. GTK4 não atendeu às nossas expectativas desde seu lançamento em dezembro de 2020, nem estamos satisfeitos com seu estado no momento da redação deste post.
2. Os planos atuais do GNOME para mudanças em como os temas funcionam são vistos como regressivos para desktop Linux, desenvolvedores e escolha do usuário.
3. Não acreditamos que o GNOME esteja tratando sua comunidade, de usuários individuais a sistemas operacionais inteiros, de maneira equitativa e respeitosa com a escolha de como eles desejam cuidar de sua própria experiência.
4. Budgie 11 não será escrito em GTK4.
5. Para Budgie Edition: estaremos trabalhando na substituição do software desenvolvido pelo GNOME por outros desenvolvedores de software alternativo, bem como por soluções ?internas?. Eles não estarão necessariamente sob a organização GetSolus nem serão associados ao Budgie. A adoção do Budgie daqui para frente (pelo menos até as 11, quando temos nosso próprio centro de controle) não exige e nem exigirá o uso de nossos próprios aplicativos. Isso permaneceu verdadeiro até mesmo para Budgie Desktop View, oferecemos suporte a alternativas como Desktop Folder como implementações de ?desktop? alternativas no Budgie.
6. O GNOME Edition será rebaixado para uma edição sem curadoria e movido para uma posição inferior em nossa página de Downloads em uma versão futura do Solus.
Existem vários problemas que os desenvolvedores não GNOME GTK estão enfrentando, mas como usuário, meu maior problema é a adoção do libadwaita pelo GNOME. GNOME vai lançar uma biblioteca, libadwaita, que quando usada por um aplicativo, irá forçá-lo a usar o tema Adwaita claro padrão, sem opção de alterá-lo para o modo escuro ou um tema diferente. O resultado final é que, se você usar o GNOME, começará a ver aplicativos - tanto do próprio GNOME quanto de terceiros - que não respeitam sua escolha de tema GTK e, em vez disso, sempre padronizam para iluminar o Adwaita.
Mas é claro que esse problema se estende além do próprio GNOME, já que outros desktops GTK populares, como MATE, Cinnamon e Budgie, também fazem uso de aplicativos GTK, bem como componentes e aplicativos do GNOME. Além disso, inúmeras distribuições populares, como Linux Mint, Ubuntu e Pop! _OS, todas usam temas personalizados. Seus desktops serão gravemente danificados, uma vez que os aplicativos GNOME e GTK não usarão mais seus temas personalizados.
Como resultado, Solus e Budgie começarão a fazer a transição para usar EFL em vez de GTK para vários componentes, o que é uma grande mudança. Pelo que eu sei, outras distribuições, como Ubuntu, Linux Mint e Pop! _OS, ainda não fizeram nenhum plano de como lidar com essa nova realidade, mas eu presumo que também começarão a substituir qualquer ofensa aplicativos e componentes, ou hackear completamente o GTK como uma solução alternativa.
Esta é uma situação de m3rda, e os desenvolvedores do GNOME estão causando muita confusão e rachaduras aqui que realmente poderiam ter sido evitadas. Temas e customização são aspectos centrais do desktop Linux, e quebrá-los assim deixará muitos desenvolvedores não GNOME, assim como usuários, muito, muito infelizes.
https://www.osnews.com/story/133955/gnome-to-prevent-theming-wider-community-not-happy/
https://joshuastrobl.com/2021/09/14/building-an-alternative-ecosystem/