kayocoffe
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/03/2014 - 22:38h
Galera, sou novo na comunidade e já cheguei com um problemão.
Instalei no meu PC (o qual eu usava hackintosh) o Ubunto 13.10, sistema TOP! Nunca mais volto pro OS X ou para o Ruindows, ao menos que meu problema não seja resolvido :(
Ao instalar o Ubunto, todos os drivers subiram instantaneamente, sem crise. Inclusive o vídeo com o som pelo HDMI e tudo mais.
Eu tenho a seguinte maquina:
- ASUS P5KPL / EPU
- Core2Duo
- 4 RAM
- NVidia Zotac 630
Essa minha maquina está conectada a uma TV CEE 32' via HDMI.. Até então, beleza, principalmente porque o som ficou fantástico, coisa que jamais consegui no OS X (hack).
O problema é que todas as bordas (superior, inferior e laterais) ficam cortadas..
Minhas tentativas:
Ao instalar, fui ver qual resolução estava selecionada e vi que era 1024x768. Logo percebi que esse seria o provável problema, já que usava 1280x800 em outros OS. Como a interface não me fornecia essa opção de resolução, forcei a criação dessa resolução via terminal com o comando xrandr. Certo, mas mesmo assim continuou exactamente a mesma coisa.. Não mudou praticamente nada, e continua cortado do mesmo jeito.. Eu percebi que em "configurações do sistema > monitores" está marcando que minha televisão é uma CCE de 42', e provavelmente por não estar conseguindo identificar qual é a minha TV, está cortando as bordas.
Quando utilizo o cabo VGA fica legal, mostrando a imagem inteira, porém perde qualidade gráfica, coisa que eu não consigo me acostumar por tanto tempo utilizar HDMI.
No sistema do sr. Gates, assim que plugo o HDMI ele já reconhece e a imagem fica sensacional, e não é possível que o Ruindows tenha essa vantagem, se lá funciona aqui tem que funfar (penso assim).
Apenas um adendo: procurei soluções na internet previamente, mas não obtive sucesso. Algumas pessoas cogitaram a hipotese de ser configurações da minha TV, e até deram exemplos de configurações, mas eu conheço bem essa "tranqueira" que tenho e sei que as configurações indicadas não existem nela. E além do mais, o Windows e o OS X reconheceram muito bem minha TV, acredito que o LINUX também seja capaz de fazer isso, e acredito ainda que eu não estou sabendo fazer as coisas, pois sou programador Web e não manjo nada (ou quase nada) de hardwares e SOs...
Galera, abraços.