meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 24/08/2010 - 10:08h
Quanto a sua dúvida com referencia a performance do windows, qualquer que seja o seu sabor a degradação de performance é um problema que vai sempre ocorrer com o tempo de uso e principalmente com a instalação e desinstalação de aplicativos / programas. Como todos sabemos é um problema intrínseco do sistema de arquivos. Periodicamente precisaria fazer uma re-instalação completa do sistema para poder limpar realmente o mesmo, isto tudo, independente de você também fazer periodicamente aquelas tediosas operações de manutenção e prevenção como as desfragmentações e atualizações de anti-virus e anti-tudo.
Com relação ao Linux, também tenho um NoteBook (NoBo) que foi comprado a dois anos e meio e mesmo na época já não era nenhuma maravilha top de linha. Pois bem, com este mesmo NoBo, onde apenas agreguei mais RAM, o Linux, principalmente aquelas distros que notoriamente tem performance diferenciada, dão pelo menos três voltas em cima dos windows, quaisquer que sejam. Com Linux este NoBo é um outro "animal".
As distros mais atualizadas tem apresentado todo o suporte aos itens do hardware presente com estas versões mais novas de kernel da geração após a versão 2.6.30.
Você pode inclusive manter algum windows instalado em sistema de boot múltiplo, até ficar bem habituado com o linux e poder partir para a migração total, sem medo. Com um NoBo de 2 anos, possivelmente de pra levar na boa com Linux por mais outros 2 anos.