Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 19/10/2024 - 19:17h
1- Desabilite o Secure Boot ou coloque em Legacy ou algo parecido, coloque o CSM em Other OS ou Legacy (Both Legacy first e UEFi, Legacy first ou algo parecido ou desabilite) e verifique se o TPM está desabilitado.
Cada placa-mãe tem sua interface gráfica, não posso te dizer aqui onde estão essas opções, você terá de procurar, mas acredito que não será problema.
Vá testando com as opções.
A regra para Linux é "Both legacy first" (ambos legacy primeiro) ou algo parecido;
2- Desligar o Hyper-V (virtualização na placa-mãe);
3- Altere a contagem do processador para o máximo no Windows > tecla Windows+R > msconfig > Inicialização do sistema > Opções avançadas > Número de processadores coloque no máximo e vá dando OK até pedir para reiniciar;
E habilite o APIC de E/S nas configurações da placa-mãe, se tiver.
Sim, o Windows em dual boot está interferindo no boot do Linux por causa do TPM, CSM, Secure Boot, etc.
O idle tasks da cpu que indica ali no erro, é do processador que, de acordo com o gerenciador de boot do Windows, se não estiver no máximo, muda na placa-mãe para o que está configurado ali no Windows e como o Linux vem otimizado para todos os núcleos, dá esse kernel panic, a placa-mãe se perde nas reinicializações de Windows para Linux, mas vice-versa não acontece.
A Microsoft, há décadas, vem comprando as fábricas de placas-mãe e colocando essas "verificações" que prejudicam a instalação do Linux.
E, até os desenvolvedores do Kernel Linux perceberem, leva um tempo para burlar isso no código fonte, então daí a correção se espalha para as várias distribuições.
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!