meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 29/10/2010 - 14:03h
André,
Já vou pelo sexto ou sétimo portátil (desde 1990). A maioria deles foi de grifes conhecidas e de boa reputação (2 Compaq, agora HP, 1 Sharp, 1 HP, 1 Across-marca popular da Acer em 1993 e 2 Acer).
Até este ultimo Acer Aspire 5570Z, todos os outros sem exceção queimaram pelo menos um item do hardware critico. Só consegui substituir as peças defeituosas no Compaq. Em todos os outros ou não havia disponibilidade ou o preço era proibitivo a ponto de valer mais a pena comprar outro portátil em vez de recuperar. O NoBo que tem durado mais sem problemas é este Acer Aspire 5570Z que está fazendo 3 anos e continua impecável. Apenas troquei o HD porque preciso de mais espaço e o preço estava bom, porém não pifou. Em todos os anteriores, antes disto já havia pifado algo.
Porque estou mencionando isto?
Apenas para compartilhar uma constatação. Em função do tipo de uso onde a mobilidade é critica, a tendencia a pifar algum item é perfeitamente natural, quando comparada com um equipamento estático como os Desktops. A dificuldade de obtenção de peças e componentes é inerente ao tipo de produto, onde senão todos, a grande maioria é produzida na China e apenas recebe etiqueta de grifes mais, ou menos conhecidas e mesmo totalmente desconhecidas. Até a IBM vendeu sua divisão de portáteis para a Lenovo. Talvez existam apenas uma duas ou tres marcas que não são feitas na China.
Mesmo entre aquelas desconhecidas você pode estar comprando na verdade um portátil, exatamente igual ao de alguma marca famosa apenas com a "roupa" diferente.
Com a experiencia de 20 anos de uso "pesado" com grande volume de viagens, já não dou mais preferencia a nenhuma grife porque na verdade não faz diferença, todos pifam.
A única maneira de tentar se proteger contra surpresas, seria fazer exatamente isto que você está fazendo, pesquisando entre usuários se existe histórico de falhas frequentes, reclamações de ausência de suporte técnico ou de peças do fabricante, etc.
Acredito que esta seja a única maneira de evitar comprar exatamente aquele modelo problemático.
Por esta razão ganha maior importância a combinação do hardware oferecido com o melhor preço e ausência ou pequeno volume de reclamações. Com isto, sem histórico de reclamações frequentes, não deixaria de fazer uma compra que julgue boa dando muito peso a grife.