Notebook CCE [RESOLVIDO]

1. Notebook CCE [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 29/10/2010 - 04:20h

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3059114/notebook-cce-win-t25l-c-intel-core-i3-tela-14-led-...

Antes o pessoal dizia que era "começou comprando errado".

Só que dei uma pesquisada e não vi ninguém falando mal desse Core i3 "baratinho, baratinho". O problema é que a turma compra e instala Windows (pirata ou não) e eu quero continuar no Linux, razão pela qual postei aqui.

Concluindo, estou com vontade de comprar e pergunto: alguém tem? usa com Linux? Qual é o veredicto?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 29/10/2010 - 12:48h

Olá André,

Comprei um laptop CCE, Core 2 Duo, 3Gb de RAM há uns 4 meses atrás e ainda não me arrependi.

Inicialmente, com o Ubuntu 10.04 eu tive problemas para regular o brilho e o volume pelo teclado (dava pra regular normalmente com as ferramentas do sistema). O problema do brilho já foi consertado no Ubuntu 10.10 e o problema do volume foi resolvido alterando uma besteira num arquivo do udev (que tem que ser feito no 10.04 e no 10.10. Já enviei um e-mail para o pessoal do Udev, mas eles não adicionaram o que eu queria definitivamente ao arquivo). Tive um problema de som no 10.10 também, mas foi mais problema do PulseAudio mesmo (várias pessoas com chipsets diferentes tiveram o mesmo problema). Resolvi alterando outro arquivo. Resumindo: há problemas, mas nenhuma que não possa ser resolvido de forma fácil.

Bem, pela placa de vídeo especificada no site (Intel Graphic Media Acelator HD), o chipset é Intel, como o do meu. O Compiz aqui com o 10.10 está voando.

O que eu não gosto no meu CCE é que ele não veio com LED do "Caps Look" e também não veio com teclas multimídia (tocar, avançar, pausar etc), mas por esse preço, um Core i3, acho que vale mais que a pena. Segundo o site, ele vem com o Satux (como o meu veio).

Boa sorte.

3. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/10/2010 - 10:46h

tems os sinônimos atualizados: Comprou Computador Errado, Comprou Coisa Estragada, Comprou Cacareco "Emprestável".
fonte: clientes satsfeitos com seu equipamento da CCE.


4. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 29/10/2010 - 12:32h

Kra, o lance nem é o CCE, mas é o chipset q acompanha a placa-mãe do notebook. Se for SiS e VIA, esquece, pois ambos não dão suporte ao Linux. Dae os drivers existentes não veem com todos os recursos q a placa oferece, deixando-nos na mão sem poder recorrer aos fabricantes. No caso d certos notes desse estilo virem com Linux (Satux, por exemplo), fazem acordo com o fabricante d não liberar o código-fonte q dá todo o funcionamento para os chipsets... dae é [*****].
O meu conselho é escolher chipsets Intel ou NVidia ou AMD.


5. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Rodolfo Marcondes Dias
Rodolfo_RR

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/10/2010 - 13:17h

O preço dele eh muito interessante, já que dando uma olhada rapida no mercado livre, os note i3 estão em torno de 1.900, soh que as marcas são outras

http://lista.mercadolivre.com.br/notebook-core-i3_PciaId_SAO-PAULO

ai eh soh ver o hardware que vem com ele, pois se for sis, eh muito ruim

ai fica o seu critério


6. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 29/10/2010 - 14:03h

André,

Já vou pelo sexto ou sétimo portátil (desde 1990). A maioria deles foi de grifes conhecidas e de boa reputação (2 Compaq, agora HP, 1 Sharp, 1 HP, 1 Across-marca popular da Acer em 1993 e 2 Acer).
Até este ultimo Acer Aspire 5570Z, todos os outros sem exceção queimaram pelo menos um item do hardware critico. Só consegui substituir as peças defeituosas no Compaq. Em todos os outros ou não havia disponibilidade ou o preço era proibitivo a ponto de valer mais a pena comprar outro portátil em vez de recuperar. O NoBo que tem durado mais sem problemas é este Acer Aspire 5570Z que está fazendo 3 anos e continua impecável. Apenas troquei o HD porque preciso de mais espaço e o preço estava bom, porém não pifou. Em todos os anteriores, antes disto já havia pifado algo.

Porque estou mencionando isto?

Apenas para compartilhar uma constatação. Em função do tipo de uso onde a mobilidade é critica, a tendencia a pifar algum item é perfeitamente natural, quando comparada com um equipamento estático como os Desktops. A dificuldade de obtenção de peças e componentes é inerente ao tipo de produto, onde senão todos, a grande maioria é produzida na China e apenas recebe etiqueta de grifes mais, ou menos conhecidas e mesmo totalmente desconhecidas. Até a IBM vendeu sua divisão de portáteis para a Lenovo. Talvez existam apenas uma duas ou tres marcas que não são feitas na China.

Mesmo entre aquelas desconhecidas você pode estar comprando na verdade um portátil, exatamente igual ao de alguma marca famosa apenas com a "roupa" diferente.

Com a experiencia de 20 anos de uso "pesado" com grande volume de viagens, já não dou mais preferencia a nenhuma grife porque na verdade não faz diferença, todos pifam.

A única maneira de tentar se proteger contra surpresas, seria fazer exatamente isto que você está fazendo, pesquisando entre usuários se existe histórico de falhas frequentes, reclamações de ausência de suporte técnico ou de peças do fabricante, etc.

Acredito que esta seja a única maneira de evitar comprar exatamente aquele modelo problemático.

Por esta razão ganha maior importância a combinação do hardware oferecido com o melhor preço e ausência ou pequeno volume de reclamações. Com isto, sem histórico de reclamações frequentes, não deixaria de fazer uma compra que julgue boa dando muito peso a grife.


7. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 30/10/2010 - 00:46h

Obrigado pelas respostas.

Agradeço especialmente ao Ednilton e ao Meinhardt. Ao Ednilton pela experiência com a marca e ao Meinhardt pela "experiência".

Vou deixar o tópico aberto durante o fim-de-semana, pois só pretendo comprar na segunda-feira (ou na quarta-feira, após o feriadão).


8. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 30/10/2010 - 00:50h

Aos que estão preocupados com o Linux instalado, informo:

- na CCE sempre vem o Satux (agora em versão nova, com Kernel 2.6.34);

- se ele roda o Satux, vai rodar Ubuntu, Fedora ou Debian (minhas distros preferidas);

- o chipset é Intel (roda compiz e não costuma dar problema com Linux).


9. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Roger
rootgerr

(usa Slackware)

Enviado em 30/10/2010 - 00:57h

O preço nem está ruim mas o fato de não ter wireless padrão "n" pesa contra


10. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 30/10/2010 - 00:57h

@ Rodolfo

Costumo comprar no Mercado Livre, mas não tenho coragem de comprar algo tão caro quanto um notebook.

Minha última compra: por $200, um player hdmi que roda quase todos os formatos conhecidos de vídeo (rm/rmvb, avi, mp4, mkv, divx/xvid e h264) direto na minha TV LCD. Se isso funcionar mesmo, não pretendo gravar DVD nem "encodar" vídeo por um bom tempo.


11. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Paulo Manoel
pael

(usa openSUSE)

Enviado em 30/10/2010 - 01:58h

Tenho um modelo praticamente igual ao que tu quer comprar, veio com 320gb de hd e 3gb de ram. Até agora posso dizer que valeu a pena e que estou satisfeito e por favor não use o satux, aquilo não é um sistema operacional, é uma bomba ò.ó
Tô usando o fedora 13 aqui de boa =x


12. Re: Notebook CCE [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 30/10/2010 - 02:10h

Valeu, pael.

E não pretendo mesmo usar o Satux. Posso até deixá-lo no notebook (problema de garantia), mas certamente vou reparticionar e instalar Ubuntu (Gnome) e Fedora 14 (KDE4) nos 500 GB de HD que vem nele.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts