Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 05/06/2009 - 11:09h
Miguel, eu não recomendaria a você (que não "entende" de Linux) tentar instalar logo de cara uma versão que fosse "definitiva" ou "poderosa".
Aconselharia você a instalar uma distro mais fácil, didática e intuitiva como o Kurumin 7 (obs: JÁ ESTÁ ULTRAPASSADA, porém plenamente funcional) e, de acordo com suas próprias observações e aprendizado, ir experimentando até encontrar a que melhor satisfaça ao seu gosto pessoal.
No mundo Linux existe uma infinidade de sistemas de arquivo (ext2, ext3, Reiser, etc.), uma infinidade de ambientes gráficos (Gnome, KDE, etc.), uma infinidade de gerenciadores de pacotes, cada distro vem com um conjunto de aplicativos diferente, e cada usuário manifesta claramente o seu gosto pessoal, a ponto de se tornar um "xiíta" no bom sentido.
Você certamente irá tornar-se mais um fervoroso defensor de uma certa distro - aquela que melhor lhe agradar.
Vamos ao que DIZEM de ceras distros:
Ubuntu - é pesadona; No entanto é bastante amigável.
Na verdade o que pesa em uma distro é geralmente a interface gráfica (Em modo texto, qualquer distro roda em micros antigos ou modestos. A coisa muda de figura quando se deseja uma interface gráfica).
Slackware - dá trabalho de instalar; Mas possibilita um excelente contato com as "entranhas" do Linux, e com isso um melhor aprendizado.
O usuário tem pleno controle de seus sistema e de seu PC. Se você não tiver preguiça de "meter a mão na massa", é uma excelente opção.
Porém se acha que aprender um pouco mais e enfrentar uma tela preta e uma linha de comandos é trabalho demais, evite-a.
Kurumin 7 - está ultrapassada. Mas é desenvolvida no Brasil (com base em Debian/Knoppix), é muito didática, e tem um suporte primoroso. Durante a instalação o usuário aprende uma série de "pulos do gato", o que pode ser muito útil.
Recomendo a visita frequente ao site do Guia Foca Linux, onde você aprenderá realmente TUDO sobre Linux. Mais uma vez enfatizo que o Guia Foca tem MUITO texto, portanto deve ser lido/consultado aos poucos.
Boa sorte!