GabrielMS86
(usa Arch Linux)
Enviado em 09/08/2017 - 20:04h
Cara, vou tentar fazer algumas observações, mas são muitas coisas.
Em 1º lugar, vá com calma e tenha cuidado em qualquer coisa que for fazer aí, esse território é perigoso... Alterar partições COM DADOS muitas vezes pode resultar em algo catastrófico. Meu conselho é que vc faça backup dos seus arquivos antes de mais nada!
Vejamos:
1 - Seu Ubuntu tem 3 partições, mas não tem
/home. O que vc tem aí é:
sda8 - Raiz (/)
sda9 - Swap (Aliás é totalmente desnecessário vc alocar 16 Gb em swap. Suponho que vc tenha 8 Gb de memória RAM e tenha se guiado por algum tutorial que indica colocar o dobro para swap. Se for esse o caso, acredito que vc sequer precise de alguma swap. Pode deixar sem mesmo.)
sda10 - É uma partição onde certamente vc pode salvar suas coisas, mas não é a
/home, veja que é /media (Aqui talvez fosse alguma partição originalmente usada pelo Windows que foi formatada depois em ext4, mas não sei.)
Aqui é o seguinte: o mais fácil é vc ir nessa partição
/media, criar dentro dela as pastas de usuário (Documentos, Imagens, Vídeos, Músicas, etc), depois criar "links" para essas pastas (clique no botão direito em cima das pastas e clique em "criar link"), e finalmente mover esses links para a sua pasta pessoal que está em
/home/lucas. Feito isso delete as pastas originais e renomeie os links com os nomes das mesmas. Assim os atalhos do lado esquerdo do Nautilus automaticamente apontarão pras suas pastas dentro da partição
/media, e vc manterá a
Raiz (/) apenas para o sistema em si e as configurações dos aplicativos.
2 - O que eu faço:
No dual-boot com Windows se consegue acessar as partições do Windows através do Ubuntu, mas não o contrário. Então, ao instalar o Windows eu crio 2 partições (1 para o sistema em si e outra separada apenas pra salvar os meus arquivos - Músicas, Imagens, Vídeos, etc). Essas 2 partições são formatadas em NTFS automaticamente pelo Windows.
Depois, crio apenas 1 partição para o Ubuntu, com 30 Gb (20 já são suficientes) e mando ver a instalação tudo direto na
Raiz (/). Depois de instalado eu vou na partição NTFS dos meus arquivos (lembre-se que pelo Ubuntu vc consegue acessar tranquilamente as partições do Windows), localizo as pastas Músicas, Imagens, etc, crio os links das que preciso e os mando direto pra minha
/home conforme expliquei acima. Sendo assim obtenho acesso a todas as músicas, imagens, documentos e vídeos tanto no Windows quanto no Ubuntu!