Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 19/11/2018 - 19:21h
Eu fiz um tópico em que falei sobre esse problema e muitos outros mais analisando cada interface gráfica como você pode ver aqui,
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Distro-VOL/Nenhuma-interface-grafica-me-agradou-100-e-voces
Além do problema do ícone mudar de lugar a cada reinicialização, também ocorre o problema de ao aumentar ou diminuir um ícone para um tamanho X em uma pasta Y, todas as pastas, incluindo o próprio desktop ficarão com o tamanho X.
Cinnamon, MATE e Xfce tem esses dois problemas.
No entanto, no DDE e KDE esses problemas não existem.
~
Se você gosta de ter um alto poder de customização, gosta de widgets e gadgets a la Windows Vista/7, porém tudo isso com baixo uso de RAM e CPU. Sugiro que use o KDE. Linux Mint não tem mais opção com KDE.
Então, as melhores escolhas pra ti seriam:
Kubuntu - Se quer um desktop com tudo instalado.
KDE Neon - Se quer um desktop apenas com essencial instalado, isto é, quase nada.
DDE é outra opção se você gosta de uma aparência mistra de Windows e Mac OS, porém o poder de customização é mais limitado, mas a interface se preocupou com os detalhes.
Então, se quiser o DDE:
Deepin OS - Distro oficial, baseada no Debian Unstable.
ExTiX - Distro baseada no Ubuntu, com opção de escolher interface DDE.
~
Dicas:
KDE já foi pesado, hoje é leve, pode variar de 300 a 500 MB de ram, com média em 400 MB. Bem semelhante ao Xfce. Se desativar todas as animações fica ainda melhor em hardwares limitados.
DDE também já foi pesado, se quer que fique ainda mais leve, desative as animações, que ficará em 400 MB. Com as animações, acima de 600 MB na média.