lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 10/09/2012 - 21:00h
Vamos por partes:
xicognu escreveu:
(...)
Minhas dúvidas iniciais são:
1º A ordem de reconhecimento dos HD's Satas ficaria dessa forma abaixo?
Digamos que tenho um HD sata 320GB ligado na porta SATA1 da MB com duas partições, ficaria /dev/sda1 e /dev/sda2 ?
Digamos que liguei um HD Sata 1TB na porta SATA4 da MB com 1 partição somente, o linux iria mapear como /dev/sdd1 ?
Não. O primeiro HD IDE é reconhecido como /dev/hda, o segundo como /dev/hdb..., e o primeiro HD SATA é reconhecida como /dev/sda, o segundo como /dev/sdb... As partições de cada HD são identificadas como números. Assim, a segunda partição do primeiro HD SATA no computador vai ser identificada como /dev/sda2. A atribuição ocorre de acordo com as portas SATA usadas. Logo, se você usar apenas a SATA 1 e SATA 4, você vai ter o /dev/sda e /dev/sdb.
2º De 6 em 6 meses é lançado uma nova versão do Ubuntu (exemplo) porém, eu quero implementar em alguns computadores da minha rede o 10,4, visto que o mesmo é fácil de manusear e é utilizado nos cursos em vídeo aula que estou fazendo. Considerando que o tempo de vida (suporte) de cada linux é de 3 anos (lts pra desktop), se eu quiser deixar ele na minha rede, mesmo depois de vencido o prazo de suporte, eu terei algum problema de incompatibilidade com novos softwares ou com algum outro fator?
Você intuiu muito bem que uma das soluções é usar as versões LTS do Ubuntu, mas tem outras formas. Um sistema GNU / Linux não precisa ser reinicializado após uma atualização. Outra coisa: se você for atualizando seu sistema, você o mantém na mais nova versão. O Ubuntu usa um mecanismo de atualização chamado apt-get, que colhe os dados pra atualizar o sistema de um arquivo chamado /etc/apt/sources.list. Basta editar o sources.list que você atualiza seu sistema pra um mais novo.
Quanto à sua pergunta... Incompatibilidade entre software após três anos é esperada, mesmo no Windows, certo? No GNU / Linux, que é um sistema no qual existe uma imensa comunidade trabalhando para aperfeiçoar o kernel e os outros aplicativos, é quase um imperativo. Entretanto, se você mantiver seu sistema atualizado de acordo com o sources.list original, dificilmente você vai ter problemas. Mesmo assim, eu recomendo manter atualizado com o sources.list mais novo.
3º O complicado dessa quantidade de novas versões do Ubuntu (por exemplo) é que estou me acostumando com o 10.04, e quando instalei o 12, o layout é todo diferente e as barras não existem como na versão anterior informada. Existe uma forma de deixar o desktop do 12 parecido com o 10.04?
Instala o GNOME. Roda o comando:
$ sudo apt-get install gnome
A principio essas são minhas dúvidas. Gostaria de pedir ajuda aos membros do forum.
Qualquer coisa é só perguntar, chapa. Tudo que este professor (de Filosofia) aqui puder te ajudar estará na mão.