Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

1. Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/09/2010 - 14:37h

Pessoal, as partições que o Linux usam não necessitam ser desfragmentadas, como no Windows, as NTFSs?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Osama Jr.
/bin/laden

(usa Void Linux)

Enviado em 13/09/2010 - 15:42h

Os sistemas de arquivos nativos do Linux utilizam algoritmos super-eficientes para manipulação dos mesmos. O que acontece é que ao salvar um arquivo qualquer, esses algoritmos procuram pelos primeiros "espaços" disponíveis e verificam se o arquivo a ser salvo "cabe" completamente naquele "espaço". Se não "couber" eles automaticamente procuram outros "espaços" em que esse arquivo "caiba". Já o FAT/NTFS salvam arquivos no primeiro "espaço" encontrado, não se importando se o mesmo vai "caber" por completo ali (se não "couber" ele "despedaça" esses arquivos e vai salvando esses "pedaços" aonde houver "espaço"). Por isso esses sistemas necessitam de desfragmentação constante.

3. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Osama Jr.
/bin/laden

(usa Void Linux)

Enviado em 13/09/2010 - 14:45h

Não! Pode ficar tranquilo.


4. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/09/2010 - 15:05h

Valeu bin. Mas ainda estou intrigado com uma coisa. Na grande maioria das coisas no que tange performance o Linux é melhor que o Windows, certo?! Não entendi, se o Linux não precisa ser desfragmentado, isso quer dizer que ele trabalha mais para toda vez que acontecer um "deletamento" de arquivo e depois uma colocação de um outro já ficar tudo em ordem, não?! Se eu não estou equivocado, como não sinto isso, esse trabalho do Linux? Isto é, por que ele não é mais lento que o windows ao alocar arquivos nos setores do HD?


5. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/09/2010 - 15:11h

Graças à "São Linux" num preciso mais fazer isso!



6. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/09/2010 - 16:01h

Oq é isso desfragmentação??? kkkk


7. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/09/2010 - 16:16h

Uma coisa é ouvir falar que Linux tem muitas vantagens, outra é comprovar na prática.
Desde o começo do ano que 'esqueci' o que é: defragmentação, recuperação, formatação, espionagem silenciosa do meu(meu nada, falando de windows) sistema, antivírus, anti-spyware, anti pra anti e etc, etc.......


8. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 13/09/2010 - 16:25h

Sem contar que há muitos outros recursos nos sistemas de arquivos do Linux como "alocação tardia", alocação de blocos inteiros como o /bin/laden comentou e "desfragmentação on-line". Recursos esses que reduzem à quase zero a fragmentação de arquivos no Linux. Taí uma leitura que vale a pena.

Abraços!


9. Re: Desfragmentação de disco [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/09/2010 - 17:27h

Galera, muito obrigado pela atenção de vocês, eu não esperava ver tanta resposta. Eu também não gosto do Windows, mas vamos combinar que os caras da Microsoft andam de
"carrão" importado, são inteligentes e tem muito conhecimento. Infelizmente, muita coisa é jogo de empreendimento, as pessoas devem seguir ordens dos empresários, os empresários por sua vez não se preocupam com muito com a estabilidade do sistema, mas com sua estética e "amistosidade" para que possam alcançar usuários leigos. Fazer um sistema da trabalho, leva tempo de pesquisa, não estou defendendo-os, só estou dizendo, quem não gostaria de ter uma porcentagem do conhecimento dos caras da Microsoft? Por outro lado, não se pode fazer de qualquer jeito só para ganhar dinheiro. Os usuários finais, coitados, não sabem muito o que acontece, por isso optam pelo Windows mais "fácil" de mexer. Por isso vivem levando seus pcs para o conserto e lá a primeira coisa que eles ouvem é "tem que formatar". A única coisa que me deixa chateado é isso, o somente querer ganhar muito dinheiro. O Linux é o sistema que mais gosto, não só por ser free, mas porque gosto de projetos que nascem e se mantém de contribuições, onde pessoas bem intencionadas cada vez mais querem melhorar o sistema, no que tange tudo, desde estética a qual não ligo muito, até a funcionalidade e estabilidade do sistema, a qual não existe sem maturidade do mesmo, sem tolerância a falhas, sem o maldito travamento. Qual sistema poderia ser melhor que esse? O Linux também tem suas falhas, o Ubuntu mesmo em sua versão 9.10, meu Deus, nunca vi tanta doidera acontecer do nada em uma máquina que funcionava relativamente bem com o Win XP. Mas sempre acreditarei no Linux, continuarei usando e incentivando a galera a perder o medo do novo. Talvez assim, os malditos desenvolvedores (risos) de drivers de, vídeo e placa de rede para transmissão wi-fi perderão um pouquinho mais de tempo e projetarão para Linux tão bem quanto para o "rwindows" (olha a sacanagem ts ts)(risos). Valeu galera, um abraço.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts