Olá, tudo bem? Sou novato no Linux, pretendo fazer um Dual Boot entre Linux Mint Debian Edition e Windows.
Tenho algumas dúvidas, as quais irei pontuar. Agradeço a quem se propuser a responde-las.
Primeira dúvida; Pelo que procurei, Linux Mint Debian Edition é uma distro bem estável, e pretendo usar o Linux para estudos/programação. Não me importo em aprender novas coisas, portanto vale a pena instalá-lo ao invés do Ubuntu?
Segunda dúvida: Pretendo utilizar o SSD, porém quero particioná-lo em várias partições e sei que isso diminui sua vida útil.Caso isso seja inviável, vale a pena e posso instalar um SO no HD e outro no SSD, sem risco de erros e problemas? Se sim, instalo Linux no HD e deixo o Windows no SSD ou o contrário?
Terceira dúvida: pretendo particionar o Linux da seguinte forma:
Pasta '/', que será o Sistema Operacional em si, em torno de 40 GB (quero instalar vários aplicativos, e é nessa pasta, não? O tamanho, portanto, está bom?)
Pasta /boot, em torno de 300mb, responsável pelo GRUB.
Por fim, pasta /home, responsável pelos arquivos e mídias pessoais.
Levando em conta que irei utilizar uma memória RAM de 8GB, vale a pena criar a partição swap? E estas partições estão corretas?
Quarta dúvida: Pelo o que entendi, a pasta /home terá conexão com o Windows. Porém, eu gostaria de usar uma partição de arquivos pessoais separada para o Windows, já que utilizarei os SOs de forma totalmente oposta. Há como remover essa conexão e criar uma partição para arquivos pessoais e mídia para cada SO?
Quinta dúvida: Caso eu possa instalar o Linux e Windows num mesmo SSD, há como deixar a partição do Windows e a '/' do Linux no SSD, e deixar a /boot, /home e a partição de mídia do Windows no HD?
Resumindo: eu gostaria de instalar os SOs no SSD, separar suas partições de mídia (para que não seja possível acessar os arquivos de um SO dentro de outro), e colocar essas partições de mídia no HD.
Desculpe pelo excesso de dúvidas, eu realmente não achei isso de modo claro na internet e quero muito utilizar Linux.