luiztux
(usa Gentoo)
Enviado em 22/10/2015 - 09:38h
Este tópico vai para aqueles usuários que estão iniciando no mundo Linux.
Especialmente para estes iniciantes, que não tem a paciência necessária para ler um pouquinho mais, aqui vai uma pequena ajuda. No link abaixo encontra-se um livro escrito pelo Tales Mendonça (conheça-o aqui
http://www.talesam.org/blog/). Ele está sempre dando as caras no BR-Linux com ótimos artigos/dicas. O livro dele chama-se "Manual de Sobrevivência - Dicas e comandos do mundo Linux". O mesmo foi disponibilizado gratuitamente pelo autor neste link:
http://www.talesam.org/blog/wp-content/uploads/2007/06/Viena_Manual_Sobrevivencia2.pdf
Acredito que possa ser usado como um complemento ao saudoso Guia Foca (http://www.guiafoca.org/), ou vice-versa, ou você que escolhe como quer usar. Apenas use-o e faça um ótimo proveito. Inúmeras dicas que o livro apresenta podem ser usados hoje em dia. Basta adaptar à sua realidade. Aqui no VOL tem uma seção de arquivos de configuração. Se é disso que precisa, dá uma passada lá e veja se não tem algo que você está precisando.
Então, antes de você vir aqui postar um tópico, dizendo que tentou de tudo e não conseguiu (mas sua resposta encontra-se em várias dicas/artigos/respostas aqui mesmo no VOL), tente dar uma lida no livro antes. Tente entender como o sistema funciona. Tente! O Linux é um mundo totalmente novo esperando para ser explorado. E não fique "perdido em Marte". Ao invés, explore as possibilidades.
Todos que usam Linux enfrentam algumas dificuldades. Todos começamos do zero. Todos já fomos iniciantes (e, hoje em dia, não somos necessariamente usuários avançados). A diferença é que antigamente, você tinha que ler e pensar mais para poder seguir em frente. Hoje em dia até minha avó usa Linux de boa.
Vi recentemente aqui no VOL um usuário que f*¨(*&% com o sistema só por algumas personalizações mal feitas e teve que instalar de novo o sistema. Isso é um absurdo!! Até problemas no Kernel dá pra resolver ¬¬ (isto vale para aqueles que querem iniciar no Kali e vem aqui perguntar como dar tal comando no terminal).
Mas enfim, é um tópico ajuda-desabafo porque me parece que muitos perderam a habilidade de pensar um tantinho. No meu tempo você era obrigado a pensar mais. Você tinha ajuda, mas não de "mão beijada" igual hoje. Então eu peguei este hábito: eu posso tentar ajudar com algumas dicas e informações, mas é você sozinho quem vai encontrar o caminho.
Não me critiquem por estar tirando vocês da zona de conforto, pois estou ajudando, de alguma forma. Ao invés, usem a energia que iria para a crítica para pensar em como resolver determinados problemas. Se realmente precisar, todos estão aqui para ajudar.
É isso.
Viva o Linux!