meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 01/12/2009 - 17:43h
Se você comprou um PC com o Linux instalado, procure não desinstalar a distribuição que veio nele, pelo menos até que você esteja habituado com outra distribuição (distro) que você goste mais.
Sugiro isto apenas porque o mínimo que se poderia esperar de um sistema que veio instalado de fábrica é que todos os itens do seu hardware estejam funcionando como deve ser.
Ao instalar outra distribuição (distro), principalmente se a mesma for mais antiga, existem grandes possibilidades de que você não consiga reconhecer todos os itens do seu hardware. Mantendo a original, você deixa de ficar frustrado sabendo que tudo está funcionando, até que você se habitue com a nova distro e consiga configura-la corretamente.
Considerando o argumento do companheiro acima, acredito da mesma forma que o Ubuntu ou talvez o Kubuntu que é apenas um Ubuntu com interface kde, seja mais fácil para o seu processo de aprendizado e aclimatação com o linux. Com certeza, por ser a distro mais popular, será mais fácil obter ajuda.
A interface kde é mais parecida com o windows que você já está habituado a usar, com o botão do menu K (equivalente ao Iniciar / Start do Win) no canto esquerdo inferior e abrindo outros menus com os aplicativos, configurações, utilitários, etc.
Mirax, parece ser o nome da distro que está instalada no seu PC e o kernel em versão 2.6.20, já é meio antigo, pois já andamos com várias distro com kernel 2.6.30 e até mesmo 2.6.31.
Quanto mais nova a versão do kernel, maior a sua capacidade de suporte nativo a itens de hardware mais modernos e atuais.
O terminal é uma janela onde você usa comandos diretos ao sistema operacional. Em geral o terminal pode ser acessado a partir do item sistemas no menu iniciar ou menu K, aquele botão do canto esquerdo inferior.
Para fazer um teste e confirmar a versão do kernel instalado em seu PC, abra o terminal e digite:
uname -a
Vai aparecer algo assim:
jgmdb5@debian-jgm5570z:~$ uname -a
Linux debian-jgm5570z 2.6.26-2-686 #1 SMP Wed Nov 4 20:45:37 UTC 2009 i686 GNU/Linux
jgmdb5@debian-jgm5570z:~$
Neste exemplo portanto a versão de kernel usado no Debian é o 2.6.26-2-686.