Bruuh
(usa Arch Linux)
Enviado em 27/09/2021 - 20:14h
muniz_lskas escreveu:
Então, me deram a missão de ressuscitar um notebook de 2007, o hardware dele conta com enormes 512mb de memória ram e poderosos 60gb de hd que eu não faço a mínima ideia da velocidade de leitura, mas com certeza deve ser altíssima, para tentar resolver esse problema eu ja pensei de cara no Linux por ser um sistema operacional mais leve, pesquisei e descobri sobre um tal de "ubuntu minimal" que é basicamente algumas versões do ubuntu feitas exclusivamente para computadores ruins, o maior problema que encontrei foi a tela de instalação, a interface começava a piscar como fosse algum problema relacionado a resolução. Eu realmente não sei o que fazer, conto MUITO com a ajuda de vocês, agradeço desde já.
Atenciosamente.
Cara, é muito difícil um linux pra funcionar nessa máquina, seria quase milagre. Eu recomendo o arch ou qualquer arch based, de preferência com XFCE ou LXQT, que são as DE mais leves. O gnome sozinho consome uns 1.2Gb(isso no ubuntu), o kde 700Mb(isso no arch). Nunca testei o xfce nem lxqt, mas dizem que são as mais leves então devem consumir de 400-500Mb.
Mas tenha em mente que não vai dar pra fazer quase nada nessa máquina.
PS: Não sei se tem isso no xfce ou lxqt, mas no kde tem uma extensão, o Akonadi. Nunca entendi bem pra que ele serve, maaas:
"O Akonadi Server, é a API do kde para controle de Dados... ele que faz a intermediação de serviços como imap, groupware, eds, com os programas do espaço de usuário como o kontact, koffice.."
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/akonadi-server#:~:text=O%20Akonadi%20Server....
De qualquer forma, pode desativá-lo sem medo. Eu fiz isso e diminui 30 segundos no boot do meu pc, e sem nenhum bug:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/KDE/Desabilitar-Akonadi-e-Nepomuk
Ah, e é claro: lembre-se de deixar uma partição swap com uns 6Gb!
"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."