pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 19/07/2011 - 18:12h
Vc pode usar sua partição NTFS disponível, mas vai precisar formatá-la num sistema de arquivos "Linux" (ext4, reiserfs, xfs e outros). Para isso é vc pode usar um particionador gratuito para Windows:
http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm
Com ele vc formata a partição "sobrando" para ext3 ou ext4 (ou pode excluí-la, transformando-a em "espaço não alocado") e poderá usá-la diretamente no instalador do Linux (ele reconhece o "espaço não alocado" e oferece a opção de utilizá-lo).
Vc não precisa remover o Windows para instalar uma distro Linux, ainda que não tenha espaço. Muitos instaladores de Linux oferecem a opção de redimensionar sua partição Windows e assim "arranjar" espaço para o Linux.
Linux é o Kernel, não o Sistema Operacional ou SO. O SO é o GNU/Linux "distribuído", ou uma "distro", sendo possível encontrar muitas "distros". E temos distros fáceis de instalar e usar, com instaladores gráficos cheios de recursos, e distros difíceis de instalar e usar, onde tudo é feito na famosa "tela preta" mediante comandos digitados um a um.
Tendo em conta o parágrafo anterior, digo que não conheço o Fênix, sabendo apenas que ele é baseado em Debian, a mesma ditros que dá origem ao Ubuntu. O Debian "puro" não é uma distro difícil de instalar. É de nível médio, pois não tem opções dirigidas a iniciantes no seu instalador, que pode ou não ter sido modificado pelo pessoal responsável pelo Fênix Linux.
---
Veja se há uma melhor resposta ao seu tópico e, se houver, marque-a como tal.