Qual a forma mais eficiente de se compilar pacotes do Github?

1. Qual a forma mais eficiente de se compilar pacotes do Github?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 02/04/2017 - 08:44h

Então, eu sei como se compilar pacotes do Github e também sei que o método de compilação varia de pacote para pacote; entretanto, após compilar vários pacotes e ler os seus respectivos READ.ME, eu cheguei à conclusão de que alguns desenvolvedores não se preocupam muito em explicar o bagulho direitinho. Muitas vezes faltam informações e eles deixam de dar dicas relevantes para quem nunca compilou nada do Github e tal. Não que isso seja uma crítica da minha parte. Não é obrigação do desenvolvedor ter que dar uma aula aos novatos. Então venho humildemente aqui pedir para que os mais experientes em compilação me instruam melhor sobre quais as melhores práticas e tal. Já li vários tutorias sobre o assunto, mas a maioria deles visa ajudar o desenvolvedor que contribui com os projetos -- o que não me é útil.

Algo que eu aprendi lendo a documentação do Github é a de que se você simplesmente quer compilar a versão mais recente (estável ou não) de determinado pacote, não é necessário se baixar os 500 GB de código-fonte de todas as versões do pacote em questão mantidas desde 1873. É possível filtrar somente o que te interessa -- e isso raramente é dito nos READ.ME dos repositórios alheios.

A faster download

If you're using Git 1.9 or above, you can optionally “shallow clone” repositories using git's --depth option. The download size is reduced to ~50 MB (instead of the full 1.5 GB for the main repo). See this link for more.

git clone https://github.com/processing/processing.git --depth 1
The above command will fetch the history of just the latest commit instead of all the commits of the last 14 years. A shallow clone is helpful if you're planning to submit a quick patch. Git 1.9 is relatively new, so you'll probably need to update your git installation before using this option.

https://github.com/processing/processing/wiki/Build-Instructions


Outra dica valiosa que nem sempre você vê por lá é a de se utilizar o parâmetro --prefix na hora do ./configure para poder instalar o pacote em questão sem necessitar da permissão de root (o que gera maior segurança).

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/E-seguro-compilar-pacote...

Enfim, é sobre esse tipo de dica que eu gostaria de aprender. E uma dúvida que eu tenho: seria conveniente jogar o código-fonte baixado do Git no diretório /tmp? Porque depois de compilado ele será descartado, não?

Obrigado.




  


2. Re: Qual a forma mais eficiente de se compilar pacotes do Github?

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/04/2017 - 10:19h

Eu tenho um projeto no GitHub (que eu preciso atualizar, diga-se de passagem, pois tem um bug com o kernel 4.11-rc4), e para compilar só se usa configure e make. No README tem as dependências para executar e no INSTALL tem as dependências para compilar. Além disso, recomendo explicitamente a NÃO utilizarem make install por enquanto. Quero fazer um arquivo .desktop para ele.

Tem coisas que não expliquei no INSTALL, como a troca do local de instalação. Talvez eu deva fazer isso mesmo, enriquecer com mais informações. O meu código é tão pequeno que eu não me preocupo muito com o tamanho, ele só tem 1 MB, logo, no meu caso, não vejo necessidade de explicar formas de acelerar o download. Agora o kernel Linux deveria ter essa explicação, por exemplo.

Apagar a pasta com o código fonte eu não acho uma boa ideia. Eu acho que só dá para fazer isso caso você mesmo tenha desenvolvido o programa e/ou saiba exatamente onde cada arquivo será instalado. A pasta com o código fonte é útil porque, em muitos casos, é onde tem o makefile, podendo-se utilizar o make uninstall, make realclean, enfim, a função do make para desinstalar, conforme a configuração feita. Acho que dá para utilizar o make clean para reduzir o espaço utilizado, mas apagar tudo não me parece amigável, caso haja a necessidade de desinstalar o programa.


3. Re: Qual a forma mais eficiente de se compilar pacotes do Github?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 22/04/2017 - 02:22h

Mais ninguém?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts