dtgfranca
(usa Debian)
Enviado em 19/12/2016 - 22:20h
danielkampos84 escreveu:
Desculpem essa dúvida besta, mas como sou iniciante, gostaria de saber se preciso usar o <sudo> em alguns comandos usando o terminal como [root].
P. ex.: quando vou usar o update eu faço:
apt update && sudo apt update && apt-get update && sudo apt-get update
e para comandos como o <upgrade>, <autoremove> e <clean> (esses comandos que usamos junto com o apt ou o apt-get) eu coloco tudo desse jeito aí mas não sei se é necessário, se existe diferença em usar <sudo> ou não.
Outra dúvida: qual a diferença entre usar <apt> e <apt-get>??? O que cada um faz???
e qual a diferença de usar ou não o <sudo> com esses comandos??? (dúvida inicial)...
Valeu galera... esse site e esse forum tem me ajudado bastante no meu processo de migração total do Win pro Linux... até agora não me arrependi...
Boa noite, amigo!
Caso você acesse o terminal como root, não é necessário o uso do SUDO. O comando SUDO nada mais é do que um comando que permite a usuários comuns obter privilégios de outros usuários, em geral o do super usuário, com isso executa tarefas especificas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador. O nome desse comando é uma abreviatura de substitute user do (substitute use do) ou super user do (fazer como super usuário).
Em termos de segurança, não é indicado rodar comandos diretamente como root, o ideal é executar os comandos no usuário normal e utilizando o comando sudo antes.
Nas versões mais recentes do Ubuntu, trouxe algumas novidades, uma delas foi no comando "apt-get", que é comumente utilizado para gerenciar pacotes no sistema, porém ele foi simplificado para apenas "apt" . O apt tem alguns parâmetros a mais....