Miqueloti
(usa Lubuntu)
Enviado em 20/04/2012 - 10:01h
Na minha opinião (apesar de nunca ter feito um pago, apenas um gratuito de exemplo da bluesoft), vale apenas se você tiver um bom feedback de outros ex-alunos, pois a maioria dos cursos usam materiais como video-aulas e apostilas de qualidade similares a que se pode conseguir gratuitamente pela internet.
Sendo assim, não há muita divergência entre pegar um material na internet e estudar do que pagar um cursinho online.
A unica diferença que vejo na verdade, é que cursos costumam focar em objetivos, e para atingir este objetivo pessoas mais experientes fazem uma ementa do que será necessário estudar para alcançarmos a meta.
Traçar o que será necessário estudar sozinho pode não ser uma tarefa simples dependendo do seu objetivo, para fins de trabalho (caso você já esteja no trabalho) é mais fácil. Eu por exemplo aprendo na marra, tenho que fazer uma coisa que não sei, fuço a net por informações e construo a minha solução.
Se sua ideia é tirar uma certificação, talvez vale fazer o curso, pois te guiarão para o caminho da aprovação, porém é como falaram... Ser certificado é uma coisa, saber usar, é pratica. O tempo (desde que se tenha vontade) se encarregará do aprendizado.